>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sexta-feira, agosto 19, 2005

ROCAMBOLES (1) - Introdução


Estou começando agora a postar uma série de receitas (doces e salgadas), dicas, sugestões sobre ROCAMBOLES, já que recebi vários pedidos. Inclui receitas light (baixa gordura) e diet (sem adição de açucar), e espero que gostem desta nova coleção. Copie, faça, aproveite, e me diga depois se gostou, vou adorar ! Um abração!!


Rocamboles
Como entrada ou no lanche, rocambole é sempre uma ótima pedida. A massa é fácil de fazer e pode ser preparada em poucos minutos. Os recheios podem ser os mais variados quer doces ou salgados. Use a imaginação. Escolha o seu favorito e coloque a mão na massa.

1.Para fazer a massa do rocambole você vai precisar de (massa básica mais utilizada)
Ingredientes:- 4 ovos;- 1 pitada de sal;- 1 pitada de açúcar (para rocambole doce, junte mais 8 colheres de sopa de açúcar);- 10 colheres (sopa) de farinha de trigoModo de preparo:1º passo: Quebre 4 ovos, separando as claras e as gemas em 2 tigelas. Junte 1 pitada de sal às claras e bata até obter o ponto de neve. Bata ass gemas com 1 pitada de sal e 1 de açúcar (para rocambole doce, junte 8 colheres de sopa de açúcar). Incorpore, delicadamente, metade da clara e mexa com um batedor manual de baixo para cima. 2º passo: Junte, aos poucos, 10 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada alternando com a clara restante. 3º passo: Forre uma fôrma de bordas baixas de 25X30cm, própria para pão-de-ló, com papel-manteiga untado com a manteiga e estenda a massa a uma espessura de 1cm. Leve ao forno médio e asse por 10 minutos.

2.Para enrolar e rechear o rocambole você vai precisar de:
Materiais:- 1 pano de prato ou filme plástico;- 1 folha de papel-manteiga;- 1 pedaço de barbante Como fazer:1º passo: Estenda um pano de prato de prato, ou um pedaço de filme plástico, sobre uma superfície e coloque por cima uma folha de papel-manteiga umedecido e estenda a massa assada. 2º passo: Destaque o papel-manteiga usado para assar e corte as bordas da massa. Para enrolar a massa sem rompê-la, faça um ligeiro corte no sentido do comprimento em um dos lados, a 2cm da borda. Cubra a massa com outra folha de papel-manteiga e enrole-a com cuidado. Amarre as pontas do rolo e deixe descansar até a massa esfriar completamente. 3º passo: Desenrole a massa, distribua o recheio e enrole novamente, compactando bem. Envolva o rocambole em papel-alumínio e leve a geladeira por cerca de 2 horas.


3..Com a massa básica você pode rechear o seu rocambole com o sabor que desejar. Basta usar a sua imaginação e preparar misturas criativas. Veja nossas sugestões!


A) Rocamboles Doces
Rocambole de chocolateDerreta 4 colheres (sopa) de manteiga, junte 4 colheres (sopa) de açúcar, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, 1/2 litro de leite e cozinhe em fogo baixo, até obter um creme. Distribua o creme sobre a massa e enrole o rocambole.

Rocambole de groselha Misture 1/2 litro de creme de leite batido com 5 suspiros esmilgalhados. Estenda o creme sobre a massa, distribua as groselhas e enrole o rocambole. A groselha pode ser substituída por morango, framboesa fresca ou congelada, ou cereja fresca em conserva.

Rocambole com geléia Derreta em fogo baixo, um pouco de geléia de morango (ou outra de sua preferência) com um pouco de conhaque. Distribua sobre a massa e enrole o rocambole.


B)Rocamboles Salgados
Rocambole de salameEspalhe sobre a massa um pouco de queijo cremoso. Cubra com fatias bem finas de salame e enrole o rocambole.

Rocambole de legumes Espalhe sobre a massa um pouco de queijo de cabra temperado com ervas frescas. Cubra com fatias de berinjela e abobrinhas grelhadas e enrole o rocambole.

Rocambole com pimenta rosa Espalhe sobre a massa um pouco de patê de salmão (feito com salmão em conserva com ricota ou maionese). Polvilhe com pimenta rosa e enrole o rocambole.

4. Rocamboles: Dicas Infalíveis
Evitando que ele rache: Quem não gosta de comer rocambole?? Pois é, acontece que muitas pessoas tem medo de faze-lo, pois quebra e racha facilmente ao enrolar, para evitar que isso aconteça, enrole o bolo assim que retirado do forno, quando ainda estiver quente e flexível.

Sabor especial à massa:Para dar um aroma especial à massa, pincele, antes de rechear, um pouco de licor de frutas diluído em um pouco de calda ou casca de laranja ou limão ralada, misturada com mel.Polvilhe o rocambole com açúcar de confeiteiro ou cacau, se for rocambole de chocolate, é claro rocambole doce.

Recheio Salgado: Os rocamboles salgados devem ser recheados um dia antes do seu consumo. Assim, o recheio ficará mais compacto e a massa irá absorver parte do seu gosto. Caso fatie o rocambole com antecedência, envolva as fatias em filme plástico para não ressecar.
Fonte: Água na Boca
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 9:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Bush Breaks Vacation Record
    Got a scoop? Email your tips and suggestions to the editor. Premium Blog Ad Blog Ads Classifieds Amazon About The Site Taegan D. Goddard is the creator of Political Wire, a political column updated around the ...
    Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a resources site. It pretty much covers resources related stuff.

    Come and check it out if you get time :-)

     

Postar um comentário

<< Home