>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, setembro 28, 2005

COMPOTAS/GELÉIAS ( 19 )- DOCES DA VOVÓ!!


Oi amigos, vamos ver se agora eu consigo postar o que pretendia, depois de tantos problemas em nosso provedor, são mais doces, e amanhã termino esta série, que terá CAJU, MANGA - compotas, geléias, chutney, vai ser bacana, me espera tá!! Um beijinho, boa quarta-feira!!


DOCE DE BATATA DOCE (ROXA)
Ingredientes
4 Kg de batata doce roxa
1 ½ Kg de açucar
1 colher (chá) baunilha
Cravo e canela a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe as batatas descascadas como de costume até que fiquem macias. Depois de cozidas passe-as pelo espremedor (retirando os fiapos) ou pela peneira. Coloque a batata numa panela juntamente com o açucar e ½ litro de água para que amoleça.
Junte em seguida, os demais ingredientes da receita e mexa sempre, em fogo baixo, com a ajuda de uma colher de pau até atingir uma consistência pastosa.
Deixe em fogo brando por 2 horas até conseguir a consistência desejada.



DOCE DE COCO
Ingredientes
4 Kg de coco ralado
2 Kg de açucar
Cravo, canela e baunilha a gosto

Modo de Preparo
Quebre, descasque e rale o coco. Coloque na panela com 1 ½ litro de água, e acrescente o cravo, a canela, a baunilha e o açucar. Mexa bem com a ajuda de uma colher de pau e deixe ferver por cerca de 2 horas em fogo brando para não pegar no fundo, até conseguir a consistência desejada.



DOCE DE BANANA
Ingredientes
4 Kg da banana
1 ½ de açucar
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de Preparo
Coloque o açucar dentro de uma panela para derreter com ½ litro de água fazendo uma calda caramelizada. Depois do açucar derretido, coloque as bananas, o cravo e a canela em pau. Mexa pouco e com cuidado para as bananas não desmancharem. Deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 2 horas, até que fiquem escuras e macias, mexendo sempre.




DOCE DE MAMÃO VERDE
Ingredientes
5 Kg de mamão verde
3 Kg de açucar
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de Preparo
Descasque o mamão. Rale-o (o mamão deverá descansar em água fria por 12 horas). Coloque numa panela até ferver.
Retire do fogo e, em seguida lave na água fria e deixe escorrendo por 15 minutos.
Faça a calda com o açucar, o cravo e a canela em pau em 1 ½ litro de água. Deixe a calda ficar bem grossa e depois coloque o mamão deixando cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 1 hora.
Deixe esfriar e coloque numa compoteira. Sirva com queijo-de-minas fresco.



DOCE DE LARANJA DA TERRA
Ingredientes
4 Kg de laranja da terra
2 Kg de açucar
Cravo e canela em pau a gosto
Algumas gotinhas de essência de baunilha

Modo de Preparo
Descasque as laranjas (casca bem fina). Corte em forma de cruz. Retire o miolo. Deixe as laranjas de molho na água durante 4 dias trocando a água 2 vezes ao dia para sair o sumo.
Deixe ferver bem no quinto dia e jogue essa água fora. Depois coloque a laranja, o açucar, o cravo e a canela em pau na panela. Deixe ferver com um pouco de água em forno brando por aproximadamente 2 horas até que fiquem macias e a calda um pouco grossa. Embale em potes próprios ou coloque em compoteira.



DOCE DE ABÓBORA COM COCO
Ingredientes
4 Kg de abóbora
½ Kg de coco fresco ralado
2 Kg de açucar
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe a abóbora em cubos até que fique macia. Depois de escorrer bem a água (amassando numa peneira, junte todos os ingredientes à abóbora bem amassada. Mexa até envolver tudo por completo. Deixe ficar em fogo brando por 2 horas, sem grudar no fundo da panela, para não escurecer o doce.



DOCE DE JACA DURA
Ingredientes
1 jaca média dura
Açucar

Modo de Preparo
Separe os favos da jaca. Retire todos os caroços.
Coloque-os direto numa bacia com água fria. Eixe esta água escorrer. Reserve.
Faça uma calda grossa em ponto de fio (quando se imerge uma colher e retira-se da calda, forma-se um fio firme) e depeje a jaca (separadas e escorridas).
Deixe ferver em fogo baixo por 2 horas.
AddThis Social Bookmark Button