>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, maio 31, 2006

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO!! EU NÃO FUMO E VOCÊ??

DIA MUNDIAL SEM TABACO!!

“ Abandonar o fumo não é fácil. Nós sabemos que a nicotina é um aditivo poderoso. Todos nós conhecemos pessoas que tentaram abandonar o fumo, para encontrarem-se de volta a ele alguns meses mais tarde.

Este é um desafio para todos e nós teremos que vencê-lo. Sabemos que ajudar mais fumantes a abandonarem o vício é a chave para reduzir a estimativa de mortes tabaco-relacionadas para as próximas duas décadas.

Um estudo recente, feito num grande país desenvolvido, revelou que 2/3 dos fumantes, erroneamente, acreditam que o fumo provoca pouco ou nenhum dano. Poucos estão interessados em abandoná-lo definitivamente. No momento, a maioria dos fumantes que consegue parar, faz isso sem ajuda formal.

Mas, precisamos aumentar muito as taxas de abandono. Hoje, sabemos que existem tratamentos com sucesso e custo-benefício adequado. Terapias de reposição de nicotina, tais como, chicletes, sprays nasais, inaladores e adesivos, assim como, medicamentos sem nicotina, como a Bupropiona, que podem dobrar as chances das pessoas em abandonar o vício. Isto deveria estar amplamente disponível, mas o custo deveria ser reduzido ainda mais, para trazê-los ao alcance de todos no mundo.

A boa nova é que há ganho de saúde real ao parar-se de fumar em qualquer idade. Aqueles que abandonam no início dos 30 anos, gozam de uma expectativa de anos de vida similar aos que nunca fumaram.

Portanto, convido a todos os fumantes a darem um gigantesco passo na direção de uma saúde melhor e a DEIXAR O MAÇO PARA TRÁS”.

“ Amigos, nós todos sabemos que o tabaco mata. Este ano, nós queremos usar o Dia Mundial Sem Tabaco para dizer a todo mundo que o tabaco também mata os não fumantes. Vamos ser claros sobre isso. O fumo passivo também mata.

Está bem documentado, através de sólida ciência, que o fumo passivo causa câncer e contribui para inúmeras doenças pulmonares e cardíacas. Ele pode causar asma e tem sido incriminado por várias outras doenças respiratórias em crianças, tais como, a síndrome da morte súbita de bebês e infecções de ouvido médio.

Os cientistas concordam que não há nível saudável de exposição ao fumo passivo. Ele deveria simplesmente ser evitado. Nem ar condicionado, nem separação em áreas de fumantes, limpam o ar completamente. A melhor proteção é não se expor à fumaça de segunda mão de forma alguma, seja dentro ou fora de casa.

A realidade, entretanto, é diferente. Nós todos estamos expostos à fumaça de segunda mão, praticamente em qualquer lugar que estejamos. Em cafés, em aeroportos, nos shopping centers e, freqüentemente, em locais de trabalho. Nos países onde não existe controle do fumo, as pessoas estão expostas a ele o dia inteiro, todos os dias. Como estão, as pessoas que trabalham em bares e restaurantes.

A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 700 milhões de crianças do mundo (praticamente a metade das existentes) estejam expostas à fumaça de segunda mão. Ao contrário do que a ciência nos indica, entretanto, em muitos lugares é tão aceitável fumar, e tão rude e incomodativo protestar, que preferimos não reclamar sobre o fumo passivo.

A hora chegou para protestarmos. Nós temos direito a respirar ar limpo. Nós temos direito à boa saúde e a proteger nossos amigos e família. Nós necessitamos limpar o ar da fumaça de segunda mão. Hoje, estamos clamando pelo banimento do fumo em lugares públicos.

Tal banimento oferece uma solução prática para manter o ar limpo e saudável para as pessoas, tanto as fumantes quanto as não fumantes. Ele enfatiza o direito das pessoas à saúde e contribui para fazer do fumo uma exceção, ao invés de uma norma. Do Canadá à Tailândia, da Austrália à África do Sul, onde quer que o banimento do fumo tenha sido levado a cabo, ele acabou ajudando as pessoas a abandonar o tabaco.

Quanto mais amplo o banimento do fumo seja, maior é o consenso social de que o uso de tabaco é inaceitável. A indústria do tabaco sabe disso muito bem e eles tiveram medo disso por muito tempo. Eles estão trabalhando duro para se prevenirem contra nós, tirando o perigo do fumaça de segunda mão.

A indústria do tabaco gasta milhões de dólares tentando convencer trabalhadores e governos de que melhor ventilação, ou mera cortesia, podem resolver o problema do fumo passivo. Eles fizeram de tudo o que podiam para retardar ou tirar a importância das ações sobre o fumo passivo.

É a hora em que a saúde vence a retórica. Nós precisamos limpar o ar da desinformação sobre o fumo passivo.

Nós precisamos tomar de volta o nosso direito à saúde e à vida. Nesse Dia Mundial Sem Tabaco, vamos convidar nossos pais, parceiros, empregados e nossas autoridades eleitas a garantirem um mundo livre de fumaça. Vamos nos empenhar em proteger a nós mesmos, aos outros, as nossas crianças e nossas famílias, da fumaça de segunda mão.

Eu estou especialmente satisfeita em estar aqui, em Genebra, neste belo dia, com vocês todos. A petição que tantos de vocês assinaram, é o tipo de ação que precisamos para garantir que o nosso ar permaneça limpo e que as crianças do mundo inteiro possam crescer livres da fumaça de segunda mão”.

Textos copilados de discursos de:
Gro Brundtland
Ex diretora-geral da OMS
AddThis Social Bookmark Button