VAMOS PEDIR PAZ PARA O TIMOR-LESTE, CONHECENDO-O MELHOR!
Timor Leste
Vítima da ocupação Indonésia e das violências e destruições que seguiram a aprovação de sua independência em plebiscito pela população, o Timor Leste é um país católico e de língua portuguesa, hoje carente de informações básicas sobre a situação do seu território.
O retrato produzido com alta tecnologia pela Embrapa deverá contribuir para o melhor planejamento das ações no campo da saúde, da educação, da agricultura e da infra-estrutura. Cópias do documento serão distribuídas a escolas, ongs, serviços e instituições em Timor, no exterior e estarão disponíveis na Internet. Esse retrato espacial permite ver detalhes da ilha de até 15 metros. Aldeias, florestas, relevo, rios, estradas, plantações, cidades, aeroportos etc. aparecem com clareza no mosaico de imagens de satélite e foram entregues ao CCM da CNBB em papel e em CD. O produto foi elaborado com apoio técnico da Intersat. Para conhecer o mosaico de imagens de satélite do Timor, clique aqui.
Esse material apoia o trabalho humanitário realizado no país e foi levado para o Timor Leste pela Dra. Zilda Arns, da Pastoral da Criança. Cópias do material também foram entregues para o grupo Clamor por Timor que deverá encaminha-las para o embrião de Governo provisório organizado pela resistência timorense no arquipélago. Também o Institut de Recherches pour la Formation et le Développemnt - IRFED de Paris recebeu cópias do material da parte do Conselho Cultural Missionário - CCM da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB para apoiar seus trabalhos de desenvolvimento rural e educação no arquipélago. Para saber sobre o evento de entrega desse material e sobre as instituições participantes, clique aqui.
Conheça um pouco mais de Timor através do CCM.
Espécie de brasão do Timor Leste, onde o formato da ilha lembra um jacaré, que é um animal quase que sagrado por lá.
O Timor-Leste tem cultura
O tais é um artesanato presente na cultura tradicional do país. Desde de épocas remotas até os dias atuais é utilizado em várias situações, e por diversos escalões da sociedade.
Outra caracteristica da ilha é a briga de galo, considerado esporte nacional.
Há também danças, como a do milhafre.
Um dos animais respeitados na ilha são os jacarés. A ilha já apresenta um formato que lembra este réptil, e em algumas pictogravuras que representam características do país ele aparece.Um pouco de história em Dili, retrata esta situação, pois na frente de uma casa haviam dois jacarés em um cativeiro: o João e a Maria. Eles eram tratados pelo exército australiano, que escovavam seus dentes, seu couro e os alimentavam.
1 Comments:
At 7:25 AM, Anônimo said…
Timor fragilíssimo e distante
Do povo e da guerrilha
Evanescente nas brumas da montanha
Cantos danças ritos
E a pureza dos gestos ancestrais
Em frente ao pasmo atento das crianças
Assim contava o poeta Rui Cinatti
Sentado no chão
Naquela noite em que voltara da viagem
Timor
Dever que não foi cumprido e que por isso dói
Depois vieram notícias desgarradas
Raras e confusas
Violências mortes crueldade
E anos após ano
Ia crescendo sempre a atrocidade
E dia a dia --- espanto prodígio assombro ---
Cresceu a valentia
Do povo e da guerrilha
Evanescente nas brumas da montanha
(...)
Sophia de Mello Breyner Andresen
Como me deixa triste estas guerras...
sem nexo nenhum...
Postar um comentário
<< Home