>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, maio 31, 2006

MESA FARTA - 2º CAPÍTULO - ECONOMIA COM MAIS SAÚDE!!

Como combinado nas postagens anteriores, aí vai a segunda parte do assunto sobre aproveitamentos de alimentos e saúde, levados ao ar na TV, sexta-feira passada no Programa Globo Repórter e reproduzido aqui a pedidos.
Esta é a segunda parte do assunto, e fica faltando somente a terceira e última parte, também muito interessante, incluindo Feijão Tropeiro light.
Garanto que você vai gostar do sabor, da economia e da boa nutrição, sua e de sua família. Dê uma chance para você mesma, e experimente!
Viaje pelo blog e verifique a postagem anterior sobre o assunto, também interessantíssima!! Um beijão, bom apetite!

ECONOMIA E SAÚDE
Pode ser pelo sabor, pela textura ou até pela cor. A verdade é que a preferência sempre foi pelas polpas de frutas e pelas partes mais macias das verduras e legumes. Um hábito que ninguém sabe onde começou. O resto sempre foi para lata de lixo. Cascas, talos, ramas. Era difícil imaginar que tudo isso tivesse alguma utilidade.
A auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia Sabino sabe que tem – e muita. Desde que descobriu como transformar alimentos diferentes em pratos saborosos, desperdício na casa dela, nunca mais.
"O arroz verdinho leva o talo da salsa, o talinho do agrião e as ramas da cenoura. Isso é picado em separado e precisa ser refogado. Temos que tomar cuidado com a quantidade de óleo e margarina, porque quanto menos gordura melhor para nossa saúde", ensina Ana Lúcia.
"Da salsinha, eu aproveitava só as folhinhas. Agora utilizo também o talo – tanto da salsinha quanto do agrião – e as ramas da cenoura. É um bom rendimento", afirma Ana Lúcia.
Foi preciso muito teste numa cozinha experimental para que nutricionistas do Sesi de São Paulo descobrissem que é possível criar receitas, aproveitar alimentos inteiros, tornar as refeições mais baratas. Um só alimento e um sem número de possibilidades.
"Quando a gente fala em cascas, talos e folhas, o preconceito acaba barrando a utilização. Essa questão está mudando pelo sabor, pela aparência e também pelos nutrientes", diz a nutricionista do Sesi-SP Camila Pires.
O que os nutricionistas já imaginavam – que o uso das partes dos alimentos que eram jogadas fora representava não só economia mas também saúde – foi confirmado em exames bem detalhados. As análises revelaram que na disputa entre a casca e a polpa, por exemplo, a casca é muito mais nutritiva em vários alimentos. São descobertas que vão fazer a melancia, o maracujá, o limão e a cenoura serem tratados de outra forma a partir de agora.
Os testes foram feitos no Laboratório do Departamento de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu. As medições rigorosas foram coordenadas pelas professoras Giuseppina Lima e Ana Lúcia Lopes.
Foram testados 20 alimentos. E muitas surpresas! Quem pensa em comer a casca da banana? Pois devia. Ela tem 0,93g de potássio. O dobro da quantidade que tem a banana: 0,45g.
Os pesquisadores também analisaram a folha da couve-flor. O resultado é que ela deve ficar longe do lixo. A folha da couve-flor é rica em vitamina C: tem 122,7mg. Isso representa quatro vezes mais que a quantidade encontrada na laranja, que tem 32,6mg.
"Além de aproveitar tudo, você está ingerindo maiores teores de fibras, vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios etc. O terceiro passo é a geração de menos lixo, que polui menos o ambiente", ressalta Giuseppina.
A cenoura foi campeã de aproveitamento. Nada vai para o lixo – polpa, casca e rama, aquela folhagem que é difícil encontrar, justamente porque ninguém se importa com ela. Pois é. A casca tem duas vezes mais carotenóides, que combatem os radicais livres, do que a necessidade diária: 24,3mg. E a rama é muito rica em ferro, que combate a anemia, e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.
Com o aval das pesquisas, o Sesi tem espalhado suas receitas entre a população de baixa renda. Primeiro, um treinamento para qualificar mão-de-obra. Estudantes de nutrição vão se tornando as multiplicadoras da novidade.
"Nas aulas, testamos nossas receitas. As donas de casa podem experimentar e ver que realmente essas partes são saborosas. Aproveitamos o tempo do preparo das receitas para falar sobre o valor nutricional dessas partes que estamos utilizando", explica a nutricionista Bethânia Monteiro, do Sesi de Botucatu.
Foi num ônibus adaptado como cozinha que a auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia e um grupo de mulheres começaram a se tornar cozinheiras mais conscientes.
"Foi bom para mim porque eu não comia nada de verdura, e meu filho acabava não comendo também. Além de eu mesma aprender a comer, estou ensinando meu filho", conta a cozinheira Andréia Bernardo.
Na casa de Ana Lúcia todo dia tem novidade. Essa é uma mudança de comportamento que não acontece da noite para o dia. É preciso tempo para assimilar uma refeição feita basicamente de produtos que iam para o lixo. Quando essa mudança de hábito alimentar acontece, costuma ser para sempre.
Que o diga o aposentado Benedito Sabino Filho. Na casa dele, a comida era bem diferente. "Era feijoada, churrasco, tutu", lembra. A mesa hoje tem, além do arroz verdinho (com rama de cenoura, talos de agrião e de salsa), carne com creme de maracujá (músculo incrementado com um creme feito da parte branca da fruta, que é rica em fibras) e uma salada de batata com casca de laranja, que tem cálcio e fibra. Saboroso, nutritivo e econômico.
"Devemos fazer do nosso momento de alimentação uma arte. Existem várias texturas e sabores. Pratos coloridos chamam a atenção e isso faz com que eles fiquem com melhor sabor, porque, vendo uma coisa bonita, achamos que está gostosa", constata Ana Lúcia.


CARNE AO CREME DE MARACUJÁ
Ingredientes:
4 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de cebola
2 dentes de alho
700g de músculo
sal a gosto
água morna o suficiente
3 xícaras de chá casca de maracujá parte branca
¼ xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de água
Para o Molho:
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de cebola
2 dentes de alho
salsa a gosto
Modo de Fazer:
Na panela de pressão, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o músculo e doure, virando sempre. Coloque o sal e a água morna até que cubra a peça de carne. Cozinhe até ficar macia. Reserve. Afervente por cinco vezes a casca de maracujá para tirar o amargo. Quando estiverem macias, bata no liquidificador com o suco e a água. Reserve. À parte, aqueça o óleo dourando a cebola e o alho. Junte a mistura do liquidificador e deixe apurar. Fatie o músculo, disponha em um refratário, coloque o molho por cima e leve ao forno para aquecer. Salpique salsinha na hora de servir.
Dica: O músculo é rico em colágeno, que é uma proteína que une as fibras do tecido muscular.


ANGU COM RESÍDUOS DE SUCO DE ABÓBORA COM CASCA E SEMENTE
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
resíduo de 1 abóbora pequena (o que sobra quando se côa o suco)
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue o resíduo da abóbora com margarina, sal e cebola. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture.

ARROZ VERDINHO
Ingredientes:
3 xícaras de chá de arroz
1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho
4 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
Para o Refogado:
1 colher de sopa de margarina
¾ xícara (chá) de cebola picada
1 xícara de chá de talos de agrião picados
1 xícara de chá de talos de salsa picada
1 xícara de chá de rama de cenoura picada
Doure a cebola e o alho no óleo. Refogue rapidamente o arroz, acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até secar a água. Reserve. Á parte, derreta a margarina, doure a cebola, acrescente os talos e a rama. Refogue-os, misturando-os, em seguida, ao arroz cozido.
Dica: Para enriquecer a preparação, substitua o arroz branco por arroz integral.


ARROZ COM CASCA DE BANANA
(Rendimento: 20 porções)
Ingredientes:
1kg de arroz
3 colheres de sopa de óleo
200g de cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alho
cascas lavadas e picadas de 1kg de banana (não muito madura)
1 prato de sobremesa de ervas medicinais bem picadas (caruru, taioba, beldroega, dente-de-leão ou serralha, couve, ora-pró-nobis, folha de abóbora, alho-poró etc.)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue bem as cascas, cebola, sal e alho com óleo. Depois, acrescente o arroz. Adicione água o suficiente para cozinhar o arroz. Perto de desligar o arroz, adicione as folhas medicinais e desligue.


ARROZ COM TALOS
(Rendimento: 20 porções)
Ingredientes:
1 kg de arroz
3 colheres de sopa de óleo
2 pratos de sopa cheio de talos picados (talos de couve-manteiga, beterraba, salsinha, repolho, couve-flor)
1 prato de entrecasca de melancia em cubinhos (parte branca)
200g de cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alho
300g de abóbora cortada em cubinhos com casca ou a mesma quantidade de cenoura
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogar os talos, a cebola, o sal, o alho, o repolho, a abóbora ou a cenoura com óleo. Depois, acrescente o arroz e adicione água o suficiente para cozinhar o arroz.
SALADA DE BATATA COM CASCA DE LARANJA
Ingredientes:
1 laranja
2 xícaras de chá de água
3 xícaras de chá de batata picada
1 xícara de chá de tomate picado
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de orégano
5 azeitonas pretas
1 colher de sopa de salsa
sal a gosto
Modo de Fazer:
Descasque a laranja, esprema o suco e reserve. Corte as cascas da laranja em tiras finas. Afervente-as com água por aproximadamente 20 minutos. Coe e reserve. Cozinhe as batatas, escorra e deixe esfriar. Acrescente os demais ingredientes à batata. Adicione o suco de laranja e misture bem. Sirva fria.
Dica: A batata, além de ser um alimento rico em amido, é econômica
e nutritiva.


BOLO DE RESÍDUOS DE ABÓBORA COM CASCA E SEMENTE (RESÍDUO DO SUCO)
Ingredientes:
resíduo de 1 abóbora pequena (o que sobra quando se côa o suco)
1 noz moscada ralada
100g de coco ralado
3 ovos inteiros
200ml de leite ou leite de coco
3 colheres de sopa de suco de limão
100ml de óleo
200g de farinha de trigo
20g de fermento em pó para bolo
Modo de Fazer:
Misture os ingredientes sem o fermento em uma bacia. Depois, adicione o fermento e leve em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Obs.: O bolo não fica sequinho – fica numa consistência entre bolo e pudim, mas pode ser desinformado sem quebrar.


BOLO DE RESÍDUOS DE MELANCIA
Ingredientes:
resíduos com sementes de uma melancia
1 noz moscada ralada
100g de coco ralado
3 ovos inteiros
200ml de leite de coco (opcional)
3 colheres de sopa de suco de limão
100ml de óleo
180g de farinha de trigo
20g de fermento em pó para bolo
Modo de Fazer:
Misture os ingredientes, sem o fermento, em uma bacia. Depois, adicione o fermento e leve em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Obs.: O bolo não fica sequinho – fica numa consistência entre bolo e pudim, mas pode ser desinformado sem quebrar.


FAROFA DE CASCA DE BANANA
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
5 colheres de sopa de óleo
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
3 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
½ maço de cheiro-verde
somente a casca lavada de 1kg de banana (banana caturra, d’água ou nanica)
1 prato de sobremesa de ervas medicinais cortadas (alfavaca ou sálvia ou manjericão, dente-de-leão ou serralha e tanchagem)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue primeiramente as cascas de banana com cinco colheres de sopa de óleo. Depois, adicione a cebola, alho, colorau e sal. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture. Desligue o fogo e adicione as ervas medicinais.


FAROFA DE CASCA DE MELANCIA (SOMENTE A PARTE VERDE)
(Rendimento: 10 porções)
Ingredientes:
5 colheres de sopa de óleo
½ kg de flocos de milho pré-cozido ou farinha de milho
200g de cebola picada
3 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
somente a casca (parte verde) picadinha de 1 melancia
1 prato de sobremesa de ervas medicinais cortadas (alfavaca ou sálvia ou manjericão, dente-de-leão ou serralha e tanchagem)
sal a gosto
Modo de Fazer:
Refogue primeiramente as cascas de melancia com cinco colheres de sopa de óleo. Depois, adicione a cebola, o alho, o colorau e o sal. Em seguida, acrescente o floco de milho e misture. Desligue o fogo e adicione as ervas medicinais.
AddThis Social Bookmark Button