>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quinta-feira, junho 29, 2006

29/06 - FESTA SÃO PEDRO - ÚLTIMA FESTA JUNINA 2006!!

Amor Natural

Image Hosted by ImageShack.us

Amor Natural
A ÚLTIMA DAS FESTAS JUNINAS DE 2006
29/06/2006 - DIA DE SÃO PEDRO!!
UFA! ACABOU-SE O QUE ERA DOCE!!

Amor Natural

Image Hosted by ImageShack.us

Amor Natural

SÃO PEDRO
Pedro é outro santo que nasceu com nome diferente. Chamava-se Simão, ou Simeão. Nascido em um vilarejo pagão na Galiléia, levou a vida como pescador na cidade de Carfanaum, até que, junto com seu irmão André, foi convocado por João Evangelista para fazer parte do grupo mais próximo de seguidores de Jesus Cristo.
Simão era um dos apóstolos preferidos de Cristo, que admirava sua liderança firme e lhe deu o nome de Pedro (Petrus), que significa pedra, rocha. Justificando isso, Jesus teria dito: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Dizem que Pedro viveu muitos anos após a morte de Jesus Cristo, dedicando sua vida à pregação das palavras de seu mestre pelo Império Romano, tanto na Palestina quanto em Antióquia. Por esse motivo e por sua proximidade com Cristo, ele é considerado fundador da Igreja Católica Romana. Contam algumas versões que Pedro foi executado em Roma quando tinha 64 anos.

Porteiro do céu
O povo vê São Pedro como o "porteiro do céu", o manda-chuva e o padroeiro dos pescadores. A presença dele na tradição oral portuguesa e brasileira é constante. Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que "é a barriga de São Pedro que está roncando" ou que "São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar". E, quando chove mesmo, "é São Pedro que está lavando o chão do céu".
Na Bahia e em comunidades pesqueiras do Ceará, São Pedro é comemorado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas. No cortejo em frágeis jangadas artesanais, os fiéis pedem proteção aos céus. A imagem do santo, que também é pescador, é colocada em um andor e vai navegando pelo litoral. Depois do cortejo, os pescadores participam de uma missa campal na beira da praia.

Amor Natural

Amor Natural
Acalanto de São Pedro
Acalanto registrado em Cunha (São Paulo):
Acordei de madrugada,
fui varrê a Conceição.
Encontrei Nossa Senhora
com dois livrinhos na mão.
Eu pedi um com ela,
ela me disse que não;
eu tornei a lhe pedir,
ela me deu um cordão.
Numa ponta tinha São Pedro,
na outra tinha São João,
no meio tinha um letreiro
da Virgem da Conceição.


Amor Natural

Amor Natural

A festa de São Pedro
Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.
Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.
Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.
Fonte:www.velhosamigos.com.br

Amor Natural

Amor Natural
DANÇAS JUNINAS
Já falamos anteriormente da QUADRILHA, agora vamos falar de outras danças folclóricas juninas:

Fandango
Dançado em várias regiões do país em festividades católicas como o Natal e as festas juninas, o fandango tem sentidos diferentes de acordo com a localidade. No Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até em São Paulo) o fandango é um baile com várias danças regionais: anu, candeeiro, caranguejo, chimarrita, chula, marrafa, pericó, quero-quero, cana-verde, marinheiro, polca etc. A coreografia não é improvisada e segue a tradição.

Amor Natural

Amor Natural
Bumba-meu-boi
Dança dramática presente em várias festividades, como o Natal e as festas juninas, o bumba-meu-boi tem características diferentes e recebe inclusive denominações distintas de acordo com a localidade em que é apresentado: no Piauí e no Maranhão, chama-se bumba-meu-boi; na Amazônia, boi-bumbá; em Santa Catarina, boi-de-mamão; no Recife, é o boi-calemba e no Estado do Rio de Janeiro, folguedo-do-boi.
O enredo da dança é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar.
Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão ou madeira e recoberto por um pano colorido. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi.

Amor Natural

Image Hosted by ImageShack.us
Lundu (lundum/londu/landu)
De origem africana, o lundu foi trazido para o Brasil pelos escravos vindos principalmente de Angola. Nessa dança, homens e mulheres, apesar de formar pares, dançam soltos.
A mulher dança no lugar e tenta seduzir com seus encantos o parceiro. A princípio ela demonstra certa indiferença, mas, no desenrolar da dança, passa a mostrar interesse pelo rapaz, que a seduz e a envolve. Nesse momento, os movimentos são mais rápidos e revelam a paixão que passa a existir entre os dançarinos. Logo o cavalheiro passa a provocar outra dama e o lundu recomeça com a mesma vivacidade.
O lundu é executado com o estalar dos dedos dos dançarinos, castanholas e sapateado, além do canto acompanhado por guitarras e violões. Em geral a música é executada como compasso binário, com certo predomínio de sons rebatidos.
Essa dança é típica das festas juninas nos estados do Norte (como parte da quadrilha tradicional e independente desta), Nordeste e Sudeste do Brasil

Cateretê
Dança rural do Sul do país, o cateretê foi introduzido pelos jesuítas nas comemorações em homenagem a Santa Cruz, São Gonçalo, Espírito Santo, São João e Nossa Senhora da Conceição. É uma dança bastante difundida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e também está presente nas festas católicas do Pará, Mato-Grosso e Amazonas.
Nas zonas litorâneas, geralmente é dançado com tamancos de madeira dura. No interior desses estados, os dançarinos dançam descalços ou usam esporas nos sapatos. Em algumas cidades o cateretê é conhecido como catira.
Em geral, o cateretê é dançado apenas por homens, porém em alguns estados, como Minas Gerais, as mulheres também participam da dança. Os dançarinos formam duas fileiras, com acompanhamento de viola, cantos, sapateado e palmas. Os saltos e a formação em círculo aparecem rapidamente. Os dançarinos não cantam, apenas batem os pés e as mãos e acompanham a evolução. As melodias são cantadas por dois violeiros, o mestre, que canta a primeira voz, e o contramestre, que faz a segunda.
Fonte:www festajuninas.com.br

Amor Natural

Amor Natural
Brasil tem Festa Junina com todos os sotaques
Portugal, França, Espanha e até a China influenciaram a tradicional Festa Junina brasileira. Chamada no início de Joanina, a festa ganhou esse nome, segundo alguns historiadores, porque teve origem nos países católicos europeus e era uma homenagem a São João. A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira pode ser percebida nas comidas servidas durante a comemoração. Alimentos como o aipim (ou mandioca), milho, jenipapo e leite de coco foram introduzidos na festança pelos brasileiros, além de costumes como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.
Das terras francesas, vieram os passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já dos chineses vieram os famosos fogos de artifício. A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
No Nordeste do Brasil, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem, em grupos, todas as casas onde sejam bem-vindos. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade, sempre com fartura de comida, dança e, é claro, muita animação.

Amor Natural
ISTO AQUI TÁ BOM DEMAIS....
"AS SORTES", VOCÊ QUER SABER A SUA?
Nas noites de 13, 24 e 29 ou na passagem do respectivo dia anterior para esses dias (o instante mágico é a meia-noite) se podem tirar "sortes" do santo, ligadas à amor, à profissão, a destino ou outros assuntos. Saiba agora algumas dessas sortes:
Sorte no Namoro
Planta-se um dente de alho com o nome da jovem ou do jovem de quem gosta, escrito num papel. Fica o dente do alho para cima, junto com o papel. No dia seguinte diz que já amanhece brotando o que vai dar casamento. Se não no dia seguinte, espera mais alguns dias.
Sorte do prato d'água
Escreva os nomes de seus pretendentes em pedaços de papel branco. Em seguida, pegue todos os papeizinhos e torça-os, bem torcidos. Disponha-os então em um prato cheio de água. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto é o que tem o nome daquele que pode acabar em casamento.

Amor Natural
ÊTA.. TERRA FESTEIRA!
Não há quem não se contagie com a alegria das festas juninas, que irrompem teatrais, inspiradoras, videntes e iluminadas. É muita dança e brincadeiras, regadas à comidas típicas e bebidas afrodisíacas como o quentão e o ponche à brasileira.
Passar o mês de junho sem "pipocar" nestas animadas festividades, é deixar de viver momentos felizes de pura descontração.

As festas juninas têm o poder mágico de reavivar velhas tradições, reforçar nossos laços de origem e recriar no presente, a caminhada de nossos antepassados. Aliadas ao magnífico espetáculo que nos oferece a natureza, elas têm se tornado um produto turístico cada vez mais atraente, geradoras de empregos, que propiciam um rápido crescimento da região onde elas ocorrem.
O Brasil é um país muito rico em acervo cultural, mas é de fundamental importância conhecê-lo, para que possamos compor a identidade de nosso povo. É através destas manifestações folclóricas, que mantêm vivas as tradições e costumes de um povo, preservando deste modo, sua identidade para futuras gerações.
Fonte: Rosane Volpatto


Amor Natural

A SEGUIR: MAIS CULINÁRIA JUNINA! DELICIE-SE!

AddThis Social Bookmark Button

19 Comments:

  • At 8:40 PM, Blogger Eliana Rocha said…

    adorei o site.
    Parabéns.

     
  • At 9:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    é e legalzinho mas nao tem o que eu to procrando..mas e legal so falta algumas coisas +++ desenhos que se mexe e tem que ser super engraçado tah ajeita aiii.......

     
  • At 1:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    Muito legal o site,adorei
    Parabéns !!!

     
  • At 8:57 AM, Anonymous Anônimo said…

    achei bem bunitinho, sô...

    adorei ^^

    parabéns!!!

     
  • At 8:59 AM, Anonymous Anônimo said…

    Axi ki bunitinhu, sô...

    Adorei...

    Parabéns!!!

    =*

     
  • At 3:59 AM, Blogger Unknown said…

    adorei a site, é bem diferente...

     
  • At 11:29 AM, Anonymous Anônimo said…

    Deveria ter como se comemora as Festas Juninas nas regiões do Brasil.Ex:As danças que tem quando é a festa Junina,as comidas que tem na festa junina,aonde se comemora,etc...

     
  • At 11:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    Esse site é show! Mas esse mago qse ma matou de susto!!
    Beijos

     
  • At 6:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Amei esse blog...Parabens

     
  • At 6:31 AM, Anonymous Anônimo said…

    What's up, yup this piece of writing is in fact fastidious and I have learned lot of things from it concerning blogging. thanks.
    My web blog ; mac baren original choice

     
  • At 9:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    Whoa! This blog looks exactly like my old one! It's on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Excellent choice of colors!
    Feel free to visit my web site ; old holborn giallo

     
  • At 10:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    If you wish for to improve your know-how only keep visiting this website and be updated with the hottest information posted here.
    Feel free to visit my blog post amphora tobacco

     
  • At 12:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    This piece of writing is in fact a good one it helps new net visitors, who are wishing in favor
    of blogging.
    My page http://www.yourtobaccosstore.com/5-samson

     
  • At 12:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Useful information. Lucky me I discovered your website by chance, and I'm stunned why this accident didn't happened in advance!
    I bookmarked it.
    My webpage :: tattoo removal

     
  • At 2:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    I usually do not leave a response, however after browsing a few of
    the responses here "29/06 - FESTA S�O PEDRO - �LTIMA FESTA JUNINA 2006!!".
    I actually do have a couple of questions for you if you
    don't mind. Is it simply me or does it give the impression like a few of the remarks come across like they are coming from brain dead visitors? :-P And, if you are posting on additional social sites, I'd like to follow you.
    Could you list of every one of your shared sites like your
    linkedin profile, Facebook page or twitter feed?
    Have a look at my web page :: borkum riff tobacco

     
  • At 8:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
    It's always useful to read through content from other authors and practice a little something from other websites.
    Look into my homepage :: amber leaf

     
  • At 12:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    I like the helpful info you provide for your articles. I will bookmark your weblog and test once more right here regularly.
    I'm slightly certain I will be informed plenty of new stuff proper right here! Best of luck for the following!
    My site skin care

     
  • At 12:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    Now this should be done carefully as different Xbox games
    offers different amount of free codes. play and compete with different gamers around the world.
    The second type is the almost legitimate programs that are encountered less than the fake type and has been
    created with good intentions and was filled with legal, valid codes.



    My blog post free xbox live

     
  • At 7:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Before long you will notice that your hands remain soft
    and silky all the time. In case you too belong to the community of nail biters,
    then it is important to know ways to get got rid of the nail biting habit permanently.
    The old British maxim states that ‘Knowing your enemy is battle
    half won’.

    My web-site :: How to stop biting your nails

     

Postar um comentário

<< Home