>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

sábado, agosto 27, 2005

IOGURTE CASEIRO !!! FÁCIL E DELICIOSO!!


Oi, amigos !!! Como está o final de semana ???

Atendendo pedidos dos meus amigos internautas da culinária, estou postando para o final de semana, receitas práticas e fáceis de fazer, com aqueles produtos que todos nós mantemos na geladeira e despensa, e que são deliciosos. Mesmo que no futuro apresentemos séries destes mesmos produtos, excepcionalmente atendemos vocês com o maior prazer. Abraços !!

IOGURTE CASEIRO
Fácil de fazer e delicioso de comer, o iogurte vem ganhando mais espaço na alimentação de nossos dias, por conta de seu sabor único e propriedades benéficas ao organismo. Como o iogurte é considerado um alimento saudável e de baixa caloria, relaxe e aproveite para experimentar todas as receitas com ele. Lembre-se tudo que é comido “sem culpa” não engorda !

Informações Técnicas
Não há mágica ou mistério na fabricação do iogurte. O que acontece é que durante o período de incubação em uma temperatura de aproximadamente 43°C, o consumo de lactose (açúcar do leite) pelas bactérias, lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilus, como forma de conseguir energia, libera ácido lático, o qual modifica o pH de 6,5 para 4,5, fazendo com que as moléculas de caseína se agrupem e produzam IOGURTE.

Como fazer IOGURTE
Se quiser fazer seu próprio IOGURTE , aqueça 1 litro de leite a 85°C, deixe que esfrie até 43°C. Misture com 100g de iogurte natural pronto e mexa até dissolver. Cubra com um prato, embrulhe em duas ou três toalhas e coloque em lugar protegido. Costumo colocar dentro do microondas (desligada é claro, servindo somente de estufa fechada!).
Deixe descansar por 5 horas, desembrulhe, cubra com filme plástico e leve à geladeira. No momento de usar, separe uma parte desse iogurte e guarde para o preparo do próximo.

IOGURTE COM SABOR E TEXTURA
Caso queira acrescentar sabores e texturas ao seu iogurte, a fim de torna-lo mais rico e saboroso, ou apenas para incluir em alguma sobremesa, alguns passos simples devem ser seguidos:

1. Forre o interior de um funil ou peneira com um pano limpo, coloque o iogurte, cubra com um filme plástico e leve à geladeira. Deixe que o líquido escorra por 12 horas e você terá um iogurte firme, com textura de “cream cheese”, que pode ser utilizado para preparar um delicioso cheesecake.
2. Se quiser adicionar sabor a este creme de iogurte, misture-o com algum tipo de suco, antes de colocar na geladeira. Os sólidos do suco vão ficar no creme quando o líquido escorrer e todo o sabor vai permanecer.


Com esta receita, pode-se preparar muitos pratos e sobremesas a base de iogurte, inclusive com redução de calorias. Um exemplo é a ESPUMA DE IOGURTE, que decora e aromatiza várias sobremesas.
Ingredientes
400g de iogurte
100g de creme de leite
50g de açúcar de confeiteiro
Misture o iogurte, o creme de leite e o açúcar de confeiteiro até o açúcar dissolver. Coloque num saco de confeitar e deixe na geladeira até gelar, para aplicar após gelada.


Hum ! Que delícia !! beijões mil...
AddThis Social Bookmark Button

1 Comments:

  • At 5:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    ñ tem o que eu queria!mesmo assim ja ajudou!

     

Postar um comentário

<< Home