>

AMOR NATURAL CULINÁRIA

Este é o lugarzinho do AMOR NATURAL CULINÁRIA, TREINAMENTOS E SERVIÇOS. Aqui vou postar receitas, dicas de culinária nacional e internacional,enologia, etiqueta, economia doméstica e tudo de importante para os amantes da gastronomia, além de literatura, notícias importantes,fotos e desenhos e tudo que possa interessar aos amigos que me visitam ! Sejam bem-vindos !!

"Click here and translate this page to English language"

quarta-feira, agosto 31, 2005

PERFEIÇÃO À MESA ( 3 ) - COPOS, CÁLICES E TAÇAS - LINDO !!


PERFEIÇÃO À MESA ( 3 )

Vamos agora falar de Copos, cálices e taças, para que os meus amigos recebam com classe e beleza, e montem uma mesa inesquecível...
Sucesso e alegrias com seus amigos e familiares !!!

Copos, Cálices e Taças
Estes objetos apresentam-se numa grande variedade de formas e tamanhos, de acordo com as características das bebidas e quantidades que devem conter. A funcionalidade define: copos com pés altos tem menor estabilidade e precisam de apoio de uma mesa: e quanto maior for a haste de uma taça, mais sofisticada ela será. Portanto é adequada para ocasiões formais.
Os copos sem pé são mais fáceis de manusear, por serem mais estáveis. Isso os torna apropriados para ocasiões informais. A espessura e transparência dos copos também é fator importante para realçar a cor e a textura de bebidas e alimentos, contribuindo para compor a decoração da mesa. E quanto mais finas forem as bordas, mais agradável será beber neles.
Podem ser divididos em três grupos: os altos e sem pé, usados para cerveja, água, sucos de frutas, leite e drinks longos. As taças de pés médio e alto, usadas para todos os tipos de vinho, champagne e coquetéis. E os cálices, que servem bebidas como licores, vinho do Porto e conhaque.
Outra característica dos copos e dada pelo material de fabricação: os mais nobres são os de cristal , que são conhecidos pelo seu brilho, transparência e ressonância, indicados para ocasiões formais. Para uso diário, o ideal são os de vidro, por serem mais resistentes.
Um jogo de cristal simples, adapta-se facilmente a qualquer tipo de serviço, seja moderno ou antigo, funcional ou clássico.
Os copos mais trabalhados não ficam bem com pratos e talheres de linhas modernas. É preciso ter cuidado ao combiná-los também com a toalha de mesa, pois constituem um elemento de menos peso em relação a ela.
Uma consideração importante na escolha é a reposição no caso de quebra.

Copos de uso especial
v Conhaque: cálices em forma de balão, cuja boca é menor do que o fundo para manter o sabor e o buquê. Já na hora do café, taças de haste bem curta e boca estreita, para aquecer a bebida nas mãos
v Espumantes: taças de formato triangular ou flûte, em função do gás que desprendem.
v Cerveja: tipo taças grandes, que além de cristal, podem ser de metal, porcelana, cerâmica, etc.
v Copos para “long drinks”: copos cilíndricos e de altura maior que os comuns. Servem para bebidas misturadas com soda ou refrigerantes. Existem também os copos para refrigerantes que são um pouco menores que os anteriores.
v Copos para coquetel: os menores – podem ser usados para martinis
v Champanhe: Taças comuns ou (melhor) flûtes. As taças de champanhe se prestam muito bem para servir sobremesas cremosas e geladas, assim como para salada de frutas, se for necessário.
v Água: os copos de água são comuns, sem maiores requintes, podendo ou não ter hastes (nesse caso, devem ser grandes, o copo e as hastes)
v Aperitivos: Devem-se usar cálices pequenos, sem pé
v Whisky: Copos comuns, mais altos para long-drinks ou menores (para servir com gelo, on the rocks).
v Vinho tinto: O ideal é o copo apropriado, com haste de tamanho médio.
v Vinho Branco: o mesmo tipo, em tamanho menor.
v Licores:Cálices bem pequenos
v Ponche: Canecas bojudas e baixas

NOTA: É indispensável que os cristais, antes de serem usados, passem por uma verificação para ver se estão realmente brilhando. É aconselhável, lava-los e enxuga-los, de preferência com um pano de linho, que não largue fiapos. Para maior brilho e transparência, passar um pano embebido em álcool. Mais que limpos, eles devem estar límpidos.

Futuramente deveremos abordar outros elementos que compõem a decoração da mesa, toalhas, arranjos florais, etc. Até breve !!
AddThis Social Bookmark Button

`PERFEIÇÃO À MESA ( 2 ) - AGORA É A VEZ DOS TALHERES !!



Bem amigos, vamos agora ao segundo capítulo desta série que aborda etiqueta e como receber seus amigos, mas serve também para pôr em pratica quando for convidado também !!
Se já sabe todos os itens, ótimo, se não sabe, ótimo também, porque vai aprender agora!! Abrações!!

TALHERES
Composição básica do faqueiro:
Facas e garfos grandes para pratos principais e facas e garfos médios para entradas e saladas
Talheres de peixe
Garfos para aperitivos
Colheres de sopa
Colheres médias para consommé. Colheres médias para sobremesa
Colheres para chá, café, sorvete e cafèzinho
Garfo e faca para frutas
Acessórios: colher de arroz, conchas, talher para servir saladas, trinchantes, pinças, espátulas, etc..


USO DOS TALHERES
O uso adequado dos talheres é fundamental nas regras da boa educação. Deve-se maneja-los com acerto, naturalidade e elegância, seguindo os conselhos abaixo:

1. A colher de sopa deve ser usada ligeiramente inclinada dentro do prato, sempre trazida de dentro para fora do líquido, que é retirado aos pouquinhos. Levar a colher à boca com delicadeza, pela frente, nunca pelos lados. Não soprar a sopa nem fazer ruídos ao engoli-la. Ao terminar a sopa, colocar a colher dentro do prato, com a parte côncava para cima.
2. Para cortar os alimentos, não segurar os talheres como lápis: colocar a faca na mão direita e o garfo na esquerda, os cabos na palma da mão, lâmina e dentes voltados para baixo e maneja-los com o polegar, o indicador e o dedo médio. Não cortar a comida em pedacinhos antes de comê-la, mas sim à medida em que se come.
3. Se desejar fazer uma pausa (sinal de boa educação), colocar a faca e o garfo em V sobre o prato.
4. Se estiver usando garfo e faca e for pegar o copo ou a taça, por exemplo, descansar a faca na borda superior do prato, com a lâmina para dentro. O garfo, então, deve passar para a mão direita, com os dentes para cima. Nunca descansar os talheres sobre a toalha de mesa.
5. Para mostrar que a refeição terminou, colocar os talheres lado a lado, dentro do prato, com os cabos voltados para fora da mesa. Não cruzar os talheres, nem deixa-los desarrumados no prato.
6. Observar bem o uso de talheres de carne e peixe. Devem ser usados sempre de fora para dentro, na seguinte ordem: de sopa, se houver, talheres de peixe ou salada e, por último, os talheres maiores, de carne.
7. Quando cortar os alimentos, manter os cotovelos junto ao corpo.
AddThis Social Bookmark Button

PERFEIÇÃO À MESA (1) - COMO RECEBER BEM SEUS AMIGOS!!!


Para as amigas e amigos que moram sozinhos, casaram-se recentemente, e querem receber amigos em casa, e receber com harmonia, com uma mesa bonita, vamos hoje abordar desde a louça adequada para o jantar, arrumação da mesa, taças, etc. que farão o sucesso da sua recepção. Mãos à obra e sucesso !!

PERFEIÇÃO À MESA ( 1 )
Da escolha das taças e talheres, à disposição dos pratos, a arte de receber bem é feita de detalhes e pequenas regras. Conheça alguma delas...

Veja a foto acima, que ilustra nosso texto...
Tudo no devido lugar: Coloque os talheres, de fora para dentro, conforme a ordem em que serão usados. Na foto, os primeiros talheres são os de peixe, indicando que este será o primeiro prato servido.
Na seqüência, os talheres para os pratos seguintes, se houver, até um máximo de três garfos e três facas. Estas ficam à direita, com o fio para dentro, e os garfos, à esquerda do prato. Acima fica o garfo de sobremesa, com o cabo para a esquerda, abaixo da colher, virada na direção oposta.
O pratinho de pão fica acima e à esquerda do prato. Coloque o guardanapo ao lado dos garfos.
Taças ficam em ordem crescente da direita para a esquerda: para vinho branco, vinho tinto e, por último, a maior, para água.

Resumindo, a arrumação de todos os itens, numa mesa, é a seguinte:
v Prato raso: Deve ficar bem no centro do lugar destinado a cada pessoa, afastado três dedos da borda da mesa.
v Prato fundo ou taça de consome: Sempre colocado sobre o prato raso.
v O garfo: Sempre à esquerda do prato.
v A faca: Do lado direito do prato, coma lâmina virada para a direção do prato. A faca deve estar sempre à mesa, mesmo que os pratos não a requeiram.
v A colher: É colocada do lado direito, depois da faca, porque se trata do primeiro talher a ser usado.
v Guardanapo: Fica do lado esquerdo ou dentro do prato. Ao iniciar-se a refeição, deve ser colocado no colo, dobrado no meio. Ao fim do jantar, deixe-o do lado direito do prato, displicentemente, sem dobra-lo.
v Copo para água: Em frente ao prato, no centro. E, já deve estar com água, sem chegar à borda.
v Copos para vinhos: À direita do copo de água. Na seqüência da esquerda para a direita, água, vinho tinto e vinho branco. Se houver champanhe, é melhor com a sobremesa mas se ele for o vinho principal da refeição (a flûte/flauta ou taça) deve substituir os de vinho tinto e branco.
v Prato de sobremesa: Ao centro.
v Talheres de sobremesa: Devem ser colocados horizontalmente, entre o prato e os copos, com o cabo da colher voltado para a direita e o do garfo para a esquerda, de cima para baixo.
AddThis Social Bookmark Button

FLÔR RARA - VOCÊ TEM A SUA ??? VERIFIQUE AQUI!!


Olá amigos !! Hoje estou um pouco pra baixo, mas não posso abandonar meu maior amigo - meu blog de estimação !! Vou postar uma mensagem linda, tomara que gostem, e se eu não postar receitas hoje não estranhem, estou mesmo precisando ficar sozinha !!! Muitos beijos


FLOR RARA

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.
Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... e assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem sábio, lhe deu um presente: uma flor rara, raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.
E disse a ela:-“Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina. Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.”
A jovem ficou emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava corrida e confusa, o que não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa, olhava a flor e ela ainda estava lá, não mostrava sinal de fraqueza ou morte, apenas estava lá, linda e perfumada. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos a flor morreu.
Ela chegou em casa, e levou um susto!
Estava completamente morte, suas raízes estavam ressecadas, suas pétalas caídas e suas folhas amarelas.
A jovem chorou muito, e contou ao seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu: ”- Eu imaginava que isto aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, como seus filhos, seus amigos, seu marido...
Todos são bênçãos que Deus te deu, mas você tem que aprender a rega-los, poda-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.
Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. CUIDE DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA !!! “

E VOCÊ ?? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado ??
Lembra-se da flor, pois como ela são bênçãos do Senhor!
Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar delas.
Repasse esta mensagem para os seus amigos, para todos os que significam algo para você, que são únicos em sua vida.
Mas se você não mandar, não se preocupe, você apenas perderá a oportunidade de fazer com que alguém saiba que é como uma FLOR, RARA EM SUA VIDA.


Um grande abraço.
AddThis Social Bookmark Button

terça-feira, agosto 30, 2005

PÃO DE MEL PARA VOCÊ E SEU AMOR !!! FÁCIL DE FAZER! EXPERIMENTE!


Oi amigos !! Como foi o início da semana ??
Vamos começar a semana, com receitas simples, mas deliciosas de PÃO DE MEL, um prato doce valorizado por seu sabor ímpar, mas, como vocês poderão observar, muito fáceis de fazer!!
Vamos postar duas receitas para forno convencional e uma para forno microondas, como podem ver para todos os gostos e tempo !!
Um grande beijo!!!
OS: Para aqueles a quem a poesia anteriormente postada, de Fabrício Carpinejar, atingiu, este é o doce ideal pra esquecer as mágoas ou transpirar amor! Faça e saboreie com seu amor !! Aproveite!!


PÃO DE MEL (Forno convencional)
Ingredientes
1. Chá
250 ml de água
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ xícara (chá) d sementes de erva-doce
1 raminho de canela
5 cravos da índia

2. Massa
250g de mel
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (café) de cravo em pó
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de rum
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de noz moscada ralada
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Porção de chá, preparado no item acima

3. Diversos
Margarina para untar
Farinha de trigo para polvilhar
100g de chocolate hidrogenado ao leite derretido para banhar.

PREPARO

1. Chá: Em uma panela leve todos os ingredientes ao fogo e quando abrir fervura deixe por mais 5 minutos. Reserve até esfriar e coe.

2. Massa: Bata na batedeira o mel, o chocolate em pó, o cravo, a canela e o rum. Acrescente o chá, a farinha de trigo, o leite, a noz moscada e o bicarbonato. Bata até homogeneizar. Deixe a massa descansar por no mínimo 4 horas. Coloque a massa em uma fôrma retangular de 30 X 20 cm untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno pré-aquecido (180°C). Desenforme, espalhe uma camada de chocolate derretido e corte a massa em formato de losangos.

DICA IMPORTANTE: Se desejar maior sabor, faça a massa à noite, e asse no dia seguinte. Conserve neste período, em geladeira.
Rendimento: 40 unidades de 108 calorias cada uma.



PÃO DE MEL RÁPIDO(forno convencional)
Ingredientes
1 xícara (chá) de mel
1 lata de leite condensado
1 lata (mesma medida leite condensado) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato
½ xícara(chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) cravo moído
1 colher (chá) de café solúvel
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ cálice de conhaque ou rum

Modo de Fazer
Bata tudo no liquidificador e coloque uma colher de sopa rasa em cada forminha ou tabuleiro untado e polvilhado. Asse por aproximadamente 20 minutos.

Cobertura: Rale o chocolate (meio amargo ou ao leite, de preferência hidrogenado, para melhor secagem) derreta em banho-maria, e mergulhe o pão de mel, retirando em seguida com o auxílio de um garfo. Coloque sobre papel laminado para secar. Sirva simples ou embalado a seu gosto, o que valoriza o prato.




PÃO DE MEL (forno microondas)
Ingredientes
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) leite
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) noz-moscada
1 colher (chá) cravo em pó
1 colher (chá) café solúvel
1 xícara (chá) mel
3 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
200 gramas de chocolate em tablete meio amargo
Margarina para untar

Modo de Fazer
Misture bem o leite condensado, o leite, o cravo, a canela, a noz- moscada e o mel. Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, e misture muito bem. Unte uma fôrma refratária retangular com margarina, despeje a massa mna fôrma e coloque no microondas de 8 a 12 minutos na potência média. Proteja as bordas do recipiente com tiras de papel manteiga nos últimos 4 minutos.
À parte, derreta o chocolate num recipiente redondo e pequeno, no microondas, de 2 a 3 minutos em potência média.
Espalhe o chocolate sobre o pão de mel com uma faca.
Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Rendimento: Receita suficiente para 12 porções médias.
AddThis Social Bookmark Button

AMOR / CASAMENTO ?? COMO ESTÁ O SEU ??


Hoje, com muita inspiração, resolvi postar mais uma pérola do poeta FABRÍCIO CARPINEJAR. Os meus amigos tradicionais já sabem como encontrar a obra dele, porque eu sempre divulgo aqui. Se não conhece vá até www.carpinejar.blogger.com.br


C E D E R

Ceder deveria ser riscado do glossário do casamento.
Ceder nunca é bom, algo como perder com honra, não ter conseguido.
Lembra o time que cedeu o empate no final.
Qualquer torcedor concordaria comigo que é frustração.
Estar perto da vitória aumenta a derrota! Ceder assemelha à renúncia, à mutilação! Não é generosidade, deixou-se de cumprir por falta de liberdade ou concordância.
É um otimismo pessimista, quando acontece algo ruim e a pessoa se conforma, aliviada, de que poderia ser pior.
Quem cede no casamento se separa.
Ceder se transforma depois em cobrança, em ofensa, em mau humor.
Quem cede uma vez exigirá que o par ceda em seguida.
Ceder é vicioso, uma vingança planejada. Entra-se no jogo intelectual da retórica, em que ambos têm razão e pouca alegria.
Ceder é esforço, não é inspiração.
Cede-se para calar, não para ouvir. Ao ceder, é feito caridade, sacrifício.
É a negação da vontade.
Ofende-se a crença com o abandono: engolir a seco a fé, cuspir a fé como gripe.
Ceder não oferece compreensão, mas evidencia uma guerra silenciosa, autoritária, de persuasão e posse.
Ceder afirma a dependência pelos defeitos. É uma carência resignada.
Na relação, parece que é consenso alguém abdicar de sua felicidade em nome da felicidade do outro. É como se a casa não permitisse duas felicidades. Tem que ser uma de cada vez. Por quê? Elas não podem se completar? Não podem coexistir?
Fazer a vontade de quem se ama não é uma prova de amor. Em primeiro lugar, amor não depende de provas.
Amor não é castigo, a ponto de exigir a anulação de identidades.
Que a oposição permaneça dentro de casa, que é melhor do que ceder.
Quem cede não muda de opinião, apenas concordou provisoriamente para discordar em seguida.
Ceder é o primeiro sinal do cinismo na convivência.
Cinismo consiste em falar o contrário do que se diz, omitir o pensamento. Não conheço verdade que não tenha nascido de alguma discordância.
Ceder é alienação, não esperar mais nenhuma reação de entendimento.
Privar-se da possibilidade de ser acompanhado.
Mentir que não tem importância. Encerrar a conversa para não se incomodar.
Resume o egoísmo das duas partes em apagar as diferenças.
Não merecer a atenção no casamento é a mais grave humilhação.
AddThis Social Bookmark Button

segunda-feira, agosto 29, 2005

MENSAGEM DO CORAÇÃO PARA OS AMIGOS !! BOA SEMANA!!


Queridos amigos, esta mensagem eu copilei no Orkut, e achei maravilhosa para brindar a nova semana com vocês, é o que sinto, gostaria de pessoalmente desejar BOA SEMANA para todos, mas já que é impossível, vale a mensagem!! Sejam muito felizes.
Na semana que se inicia, além de muita culinária, vamos dar uma chegada na ETIQUETA (Copos, talheres, mesa, como receber, etc..) . Até lá !!

É a palavra mágica que faltava nesta manhã, e vem expressar à você, o maravilhoso amanhecer que lhe desejo, repleto de amor, prosperidade e paz...
Hoje certamente, tudo dará certo, o seu caminho será suavizado pela brisa do ar, que chegará até você de mansinho, trazendo com ela o aroma das flores, que darão colorido ao seu dia.
Tudo isso Deus coloca ao nosso alcance, para avaliarmos o magnífico presente de estarmos vivos e sobretudo podermos dizer:
BOM DIA!!!EU GOSTO MUITO DE VOCÊ E LHE DESEJO MIL ALEGRIAS!!!
AddThis Social Bookmark Button

UMA RECEITA PARA VOCÊ APROVEITAR AS SOBRAS DO DOMINGO !! OMELETES!!


Olá pessoal, hoje o melhor é postar uma receitinha básica, a qual você pode acrescentar sobras de carnes, legumes, laticínios, etc. que está sobrando aí na sua geladeira! É uma comidinha rápida para uma segunda-feira de preguiça !!! Boa Semana!! Beijões,

Omelete
Como fazer:

Separe para este omelete:
3 ovos
Até 3 colheres de sopa de sobras (carne moída, frango, presunto, linquiça, sardinha, queijo, etc)
2 colheres de sopa contendo um pouco de salsinha, estragão e cebolinha verde
1 colher e meia de sopa de manteiga sal e pimenta do reino a gosto.

Quebre os ovos numa tigela, adicione o sal, a pimenta e a mistura de ervas e as sobras.
Bata bem, até a mistura ficar homogênea.
Derreta a manteiga em uma frigideira pequena. Quando a manteiga espumar, junte os ovos batidos.
Com uma das mãos, segure um garfo com os dentes paralelos à frigideira e vá misturando o mais rapido possível. Ao mesmo tempo, com a outra mão, vá mexendo a frigideira. Continue este balé, até que os ovos comecem a cozinhar de maneira uniforme. Quando os ovos estiverem parcialmente cozidos, com a região central ainda úmida, incline a frigideira um pouco, para que a parte mais úmida, escorra para um dos lados e solidifique nesta posição.
Com o garfo, levante a borda mais cozida, aquela que ficou na parte mais alta da frigideira inclinada, e dobre cuidadosamente, até juntar com a borda da parte de baixo.
Aperte com o garfo levemente. Descole a borda de baixo do omelete com o garfo. Bata delicadamente no cabo da frigideira, fazendo com que o omelete escorregue um pouco para fora da frigideira.
Com o garfo, dobre a borda do omelete que saiu para fora da frigideira, sobre o centro.
AddThis Social Bookmark Button

domingo, agosto 28, 2005

TORTA DE LIMÃO - RECEITAS FÁCEIS (5)


Mais uma vez, uma receita fácil, rápida e com ingredientes que temos em casa, para a sobremesa ou o lanche deste domingo! A família vai adorar ! Comece bem a nova semana que vem por aí !!!Abraços

TORTA DE LIMÃO
Ingredientes
01 pacote de bolachas Maria
02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 lata de leite condensado
2 limões espremidos (suco)
4 ovos (gema e clara separados)

Cobertura
3 claras em neve
1 xícara )chá) de açúcar

Modo de Preparo
1. Bata as bolachas no liquidificador ou processador até virarem pó;
2. Numa tigela grande, misture as bolachas, a manteiga derretida e as gemas. Bata vigorosamente com colher de pau. Unte uma forma redonda e rasa, de preferência de fundo solto própria para torta, e forre-a com essa mistura
3. Bata na batedeira a lata de leite condensado com o suco de limão e as raspas da casca de limão. Junte as claras batidas em neve firme e misture cuidadosamente, sem bater. Ponha essa mistura dentro da fôrma.
4. Para a cobertura, bata mais 3 claras em neve e vá misturando aos poucos o açúcar até formar suspiro, cubra a torta, de preferência usando o bico de confeitar, ou formando picos com a espátula.
5. Leve ao forno moderado por ½ hora.
Rendimento: Esta receita serve 4 pessoas
Tempo preparo: (estimado total) 60 minutos
AddThis Social Bookmark Button

CRÔNICA DA SEMANA - NELSON MOTTA


Como sempre, não resisto ao abrir minha caixa postal e encontrar a mensagem do Nelsinho, que além de um músico e poeta maravilhoso, tem o dom de falar de politica como poucos cronistas da matéria. Se quiser receber semanalmente no seu e-mail o mesmo material, vá no site www.sintoniafina.com.br e se cadastre. Por enquanto aproveite aqui !! Bom domingo !!

As mãos limpas do trabalho sujo
por Nelson Motta /RIO DE JANEIRO

Os últimos acontecimentos ultrapassam e humilham qualquer ficcionista. Sintomaticamente, a coleta de lixo é o prato forte da corrupção em diversas prefeituras petistas. A imagem é eloqüente: o lixo do povo bancando o luxo de políticos, funcionários e empresários “de esquerda” ( rs ).
Empresas que usam seu capital ( ou empréstimos de bancos públicos a juros subsidiados ) para comprar veículos e vassouras e explorar os trabalhadores, pagando salários de fome a milhares de pobres lixeiros, que fazem um dos mais abomináveis e literalmente sujos serviços a que um cidadão pode ser obrigado a fazer para comer. Claro, os “socialistas” donos da empresa, que não trabalham, mas têm o capital e os contatos - e colaboram para o partido dos lixeiros e para a “causa” - ficam com a parte do leão. Com trocadilho. Como urubus corporativos eles amam o lixo, lutam por ele, vivem dele, corrompem e até matam por ele. Pelo privilégio de recolher os detritos e dejetos públicos, mas sem botar a mão na massa e nem pegar na vassoura, embolsando a diferença entre o que recebem das prefeituras em contratos superfaturados e o que pagam aos lixeiros que fazem o trabalho sujo. Que ficcionista ousaria uma metáfora mais poderosa, pela obviedade, do que esta ? Mas é apenas fato.
Pior: uma caricatura grotesca da exploração do homem pelo homem. Pior do que os juros de um banco, pior do que um agiota.

Não sei como todos esses “homens de esquerda” conseguem se dizer movidos por motivos políticos, sem rir.E quem imaginaria que a paixão de um quarentão por uma garota de programa o levaria, para escapar da prisão e da insuportável separação de sua amada, a se tornar o delator de escândalos que abalariam a República e os mercados internacionais ?Entre o amor e a “causa” ele ficou com a garota.

E nós ficamos com o lixo.
AddThis Social Bookmark Button

sábado, agosto 27, 2005

PUDIM SURPRESA - RECEITAS FÁCEIS P/FINAL SEMANA (4)


Pudim surpesa, é muito bom!
EU ADORO PUDIM!!!PRA QUEM GOSTA...HUMMMM
Esta receita, eu recebi de uma amiga da comunidade do Gazzag (Voces conhecem o Gazzag ?Comunidade de amigos do mesmo estilo que o Orkut) chamada CULINÁRIA – EU ADORO RECEITAS- Liliane. Achei fácil e muito interessante para o final de semana!!
Caso queira ser convidado para participar do GAZZAG envie um e-mail virlu@oi.com.br ou deixe recado nos comentários desta publicação. Um grande abraço !!

PUDIM SURPRESA
INGREDIENTES: 100g de margarina 6 ovos 1 1/2 xícara de açúcar 1/2 xícara de leite 1/2 xícara de achocolatado em pó 1 1/2 xícara de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 1 lata de leite condensado 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
Tempo Preparo:1h 20min Rendimento: 12 porções

MODO DE PREPARO:
Bolo: Bater bem 3 gemas com o açúcar e a margarina. Em seguida acrescente o trigo, o achocolatado em pó, a 1/2 xícara de leite e por último o fermento. Bata as claras em neve. Derreta açúcar numa panela e utilize para caramelizar uma forma de pudim. Coloque a massa do bolo na forma.

Pudim: Bata no liquidificador 3 ovos, o leite condensado e acrescente a mesma medida de leite. Coloque esta mistura bem devagar sobre a massa do bolo na forma de pudim. Leve ao forno em banho maria por cerca de 1 hora.

Dica Cobrir o pudim com brigadeiro mole.
AddThis Social Bookmark Button

PRATOS FÁCEIS PARA O FINAL DE SEMANA (3) - PIZZA


Aí vai, uma das receitas mais gostosas, em qualquer situação. Não conheço qualquer pessoa que não goste de pizza - salgada ou doce - o importante é a massa básica, fácil e rápida !!
Mãos à obra !!!

MASSA PADRÃO DE PIZZA
Ingredientes
2 copos de leite
1 Kg de farinha de trigo
1 tablete de 100g de margarina
100g de fermento biológico
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo
Misture o fermento ao leite. Acrescente o açúcar e o sal.
Derreta a margarina e adicione à mistura. Coloque aos poucos a farinha, amassando com os dedos até que não grude mais nas mãos. Ponha um pano sobre a vasilha e deixe a massa crescer por cerca de 30 minutos.
Quando estiver crescida, abra a massa com um rolo de madeira e coloque a cobertura de sua preferência (pode ser salgada ou doce) e leve ao forno para assar.

OBS: Pode seu usado o molho da receita anterior – Panqueca de pão árabe, caso vá fazer pizza salgada com molho, direto na massa antes da muzzarela.
No caso da doce, sugerimos banana com canela (amasse a banana, e junte canela e açúcar), chocolate (derreter chocolate ao leite e juntar creme de leite, enfeite com cerejas ao marasquino)

Rendimento: 2 pizzas grandes (35 cm)
Tempo de preparo: Aproximadamente 45 minutos
AddThis Social Bookmark Button

RECEITAS DE FINAL DE SEMANA (2) - PÃO SÍRIO(ÁRABE)/PANQUECA PÃO SÍRIO







Continuando com as receitas fáceis, para o final de semana, mais uma que você não imaginava que era tão fácil assim. Ainda dá tempo de fazer no domingo à tarde. O material necessário é simples e sempre temos na despensa. Experimente a receita básica e a panqueca, você vai adorar !!!











MASSA DE PÃO SÍRIO
Ingredientes
1 Kg de farinha de trigo
2 ovos
50g de açúcar
20g de sal
2 tabletes (30g) de fermento biológico
2 colheres (sopa) óleo
2 copos de água (aproximadamente

Modo de Preparo
1. Coloque a farinha de trigo numa tigela, junte o ovo e mexa com uma espátula. Adicione o açúcar e o sal e misture. Em seguida, incorpore o fermento biológico e mexa bem.
2. Acrescente à massa uma parte da água, misture, junte o óleo e continue a mexer, adicionando, aos poucos, a água restante. Quando ficar homogênea, sove bem a massa (que deve ficar seca), forme uma bola e deixe descansar por 15 minutos.
3. Em seguida, retire pequenas porções de tamanho semelhante (pequenas bolas de massa). Numa superfície enfarinhada, abra as bolinhas de massa com um cilindro e coloque-as numa fôrma sem untar.
4. Leve para assar em forno bem quente (250°C) por 1 ou 2 minutos.

Receita alternativa com Pão Árabe

PANQUECA DE PÃO SÍRIO
Ingredientes
10 pães árabes, feitos conforme acima
2 caixinhas de molho de tomate pronto, ou o molho cuja receita apresentaremos a seguir
150g de presunto fatiado
500g de muzzarela ralada na parte grossa do ralador
2 filés de frangos cozidos e desfiados
1 bisnaga de requeijão uso culinário
100g de queijo parmesão ralado
Orégano desidratado a gosto

1. Presunto: abra o pão ao meio e separe as duas metades. Espalhe o molho de tomate sobre as metades, do lado de dentro dos pães. Disponha 1 fatia(ou mais, se preferir) de presunto, a muzzarela ralada e enrole a fatia de pão.
2. Frango: Espalhe o molho de tomate no pão e distribua o frango. Coloque o requeijão por cima e enrole a fatia de pão.
3. Repita o procedimento até terminar os ingredientes. Disponha os rolinhos numa fôrma refratária, regue com o molho de tomate e polvilhe o queijo parmesão ralado e orégano a gosto. Leve ao forno até gratinar. Sirva em seguida.
OBS.: Se você usar muzzarela em fatias em vez de raladas, pingue algumas gotas de azeite de oliva para que a muzzarela não encolha.

Receita de molho
Azeite de oliva
Alho em pasta sem sal
1 cebola bem picadinha (opcional)
1 Kg de tomates cortados em cubos
Manjericão fresco
Sal e orégano a gosto
Aqueça um pouco de azeite de oliva , doure a cebola (caso vá usa-la) juntando para dourar, em seguida, o alho. Junte o tomate e mais azeite e refogue até reduzir. No final, adicione o manjericão fresco e o orégano, misture e retire do fogo.
Rendimento: 25 pães (aprox. 20 cm diâmetro)
AddThis Social Bookmark Button

IOGURTE CASEIRO !!! FÁCIL E DELICIOSO!!


Oi, amigos !!! Como está o final de semana ???

Atendendo pedidos dos meus amigos internautas da culinária, estou postando para o final de semana, receitas práticas e fáceis de fazer, com aqueles produtos que todos nós mantemos na geladeira e despensa, e que são deliciosos. Mesmo que no futuro apresentemos séries destes mesmos produtos, excepcionalmente atendemos vocês com o maior prazer. Abraços !!

IOGURTE CASEIRO
Fácil de fazer e delicioso de comer, o iogurte vem ganhando mais espaço na alimentação de nossos dias, por conta de seu sabor único e propriedades benéficas ao organismo. Como o iogurte é considerado um alimento saudável e de baixa caloria, relaxe e aproveite para experimentar todas as receitas com ele. Lembre-se tudo que é comido “sem culpa” não engorda !

Informações Técnicas
Não há mágica ou mistério na fabricação do iogurte. O que acontece é que durante o período de incubação em uma temperatura de aproximadamente 43°C, o consumo de lactose (açúcar do leite) pelas bactérias, lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilus, como forma de conseguir energia, libera ácido lático, o qual modifica o pH de 6,5 para 4,5, fazendo com que as moléculas de caseína se agrupem e produzam IOGURTE.

Como fazer IOGURTE
Se quiser fazer seu próprio IOGURTE , aqueça 1 litro de leite a 85°C, deixe que esfrie até 43°C. Misture com 100g de iogurte natural pronto e mexa até dissolver. Cubra com um prato, embrulhe em duas ou três toalhas e coloque em lugar protegido. Costumo colocar dentro do microondas (desligada é claro, servindo somente de estufa fechada!).
Deixe descansar por 5 horas, desembrulhe, cubra com filme plástico e leve à geladeira. No momento de usar, separe uma parte desse iogurte e guarde para o preparo do próximo.

IOGURTE COM SABOR E TEXTURA
Caso queira acrescentar sabores e texturas ao seu iogurte, a fim de torna-lo mais rico e saboroso, ou apenas para incluir em alguma sobremesa, alguns passos simples devem ser seguidos:

1. Forre o interior de um funil ou peneira com um pano limpo, coloque o iogurte, cubra com um filme plástico e leve à geladeira. Deixe que o líquido escorra por 12 horas e você terá um iogurte firme, com textura de “cream cheese”, que pode ser utilizado para preparar um delicioso cheesecake.
2. Se quiser adicionar sabor a este creme de iogurte, misture-o com algum tipo de suco, antes de colocar na geladeira. Os sólidos do suco vão ficar no creme quando o líquido escorrer e todo o sabor vai permanecer.


Com esta receita, pode-se preparar muitos pratos e sobremesas a base de iogurte, inclusive com redução de calorias. Um exemplo é a ESPUMA DE IOGURTE, que decora e aromatiza várias sobremesas.
Ingredientes
400g de iogurte
100g de creme de leite
50g de açúcar de confeiteiro
Misture o iogurte, o creme de leite e o açúcar de confeiteiro até o açúcar dissolver. Coloque num saco de confeitar e deixe na geladeira até gelar, para aplicar após gelada.


Hum ! Que delícia !! beijões mil...
AddThis Social Bookmark Button

MEU AMIGO ZERO E SUA INVEJÁVEL PROSA (E POESIA..)!!


O Zero (Cachorro Molhado) - www.tipos.com.br/blog/43 tem sempre coisas lindas no seu blog, que eu gostaria de dizer, mas ele falou por mim (sem me conhecer...). Veja mais esta linda !!

A ilustração(O bem e o mal) é do amigo Cristiano do www.flogforum.eco7.net que trabalha com artes visuais e disponibiliza proteções de tela e outras fotos e desenhos na Web. Dê uma espiadinha na página dele, é ótima!! Bom final de semana !

Seis pensamentos por minuto
a madrugada já era, a manhã está chegando de novo.a semana já era, amanhã é sábado — e domingo vai ser o dia de lembrar.
quero ver se lembro então de cortar as unhas dos pés. domingo vai ser o dia de procurar.
espero encontrar o apartamento.
lá está marte, lá está vênus, lá está plutão — e eu estou preso aqui.
onde foi que li isso?não sei como as meias não furaram, de tão grandes que as unhas estão.
será que já chegou suspiro pauli no angeloni?pow, nem usei nada e a bateria do celular já precisa ser carregada de novo.
domingo vai fazer frio.por que será que nenhuma outra fábrica consegue fazer um suspiro tão bom quanto o da pauli?
no livro do calvin, sim, eu li isso no livro do calvin.
os dias estão simplesmente lotados.
e eu estou simplesmente vazio.
isso é fome.
subia as escadas de costas.
e me vi retratado ali, no instantâneo do subidor, no momentâneo exato da arte da depressão, da queixa da vida, subindo, apesar de tudo.
o corte não ficou bom, não volto mais naquele cabeleireiro.as coisas da infância já não têm importância. era fanático por coca-cola; hoje, nem dou bola.
todo começo de amor é bonito.o melhor do tempo são as compreensões que ele traz.
em nome de deus, me carregue, me pregue em sua cruz. sérgio. sérgio o quê mesmo? sampaio? siqueira? quem é o autor? o figo tem uma história e eu fico pensando em como contar.
o figo nascia no fundo do quintal, na única árvore da minha infância. o lula, coitado, não sabe de nada. bem feito, quem mandou não estudar.google responde: sérgio sampaio.

o cidadão que estava dentro da barriga da márcia, minha irmã, já está no mundo. joão pedro nasceu na noite do dia 12, 10 dias antes do previsto. meu novo sobrinho merece poesia de etel frota, que parece feita de encomenda pra ele:Sê bem-vindo, menino,com tua bagagem de futuroBem-vindo o lumepequeninoque deflora o quarto escuroE que bem-vindas sejam tuas cólicas,tuas febres.Bem-vindos teus suoresBem-vindo teu espasmoe nossos temores.Bem-vinda a líquida certezaque nos chega com teu choro,com tua voz:água, que é foz,é também fontenascente de nósBendito, frutode nosso ventre sagradosangrado na podarebrotado na esperançaSê bem-vindo,João Pedro,EstrelaCriança
AddThis Social Bookmark Button

MAIS UMA VEZ O ASSUNTO É QUEIJOS PARA COMBINAR COM OS VINHOS !!!


Complementando os capítulos sobre VINHOS, apresento um novo artigo, que versa sobre o assunto, interessante e importante para quem se interessa por QUEIJOS E VINHOS !!! Uma dupla que aquece as frias noites do inverno (difíceis no nosso clima tropical...). Aproveitem para namorar muito e degustar um queijo com vinho... Abraços,
obs.: detalhamos as combinações em capítulo anterior - Vinhos e Queijos, lembra ??

Queijos
O Brasil, mesmo no inverno, não é grande comedor de queijo. Perto dos franceses, somos camundongos inapetentes, com pouco queijo e uma ratoeira do tamanho da inflação.
Mas desde 1880, quando chegaram os primeiros queijeiros holandeses em Minas Gerais, a transferência de tecnologia do velho mundo não parou, e temos produtos que pouco devem aos originais. Sem falar nos nacionais: o catupiry, citado no Larousse des Fromages; o minas frescal; os queijos de cabra de Niterói e Nova Friburgo (RJ); o requeijão de Caruaru (PE).
O companheiro ideal é o vinho. Não precisa ser fantástico, caríssimo, o queijo dispensa o excepcional, aceita vinhos honestos...

ESCOLHA O SEU TIPO:

Consistentes
- Emmental
- Gruyère
- Tilsit com Kümmel (com erva doce)
- Provolone
- Parmesão defumado

Cremosos
- Brie
- Camembert
- Chevrotin (de cabra)
- Chamois-blue
- Chamois-dor
- Catupiry
- Requeijões nacionais
- Minas Frescal nacional

Amarelos Tradicionais
- Gouda
- Queijo Itálico
- Estepe (queijo lanche)
- Bola
- Muzzarela
- Prato

Picantes
- Port Salut
- Saint Paulin
- Roquefort
- Gorgonzola

Vinhos: Para degustar com queijos, tintos rascantes feitos de uvas cabérnet, merlot e petit sirah. Existem várias marcas nacionais e estrangeiras.

Erros Fatais
- Junto à garrafa de vinho e às taças, coloque sempre uma jarra d’água e copos. Uísque, cerveja ou até refrigerantes são essenciais em qualquer festa, mas não participam da mesa.

- Nunca sirva um prato quente na mesma mesa que os queijos. No maximo uma sopa de cebola ou aspargos. Uma combinação charmosa.

- Sobremesas doces jamais. Só frutas finas como cerejas, uvas, pêssegos, ameixas, ou secas tipo passas, damascos e ameixas secas.
AddThis Social Bookmark Button

sexta-feira, agosto 26, 2005

CHICO CARUSO NO GLOBO DE 25.08.2005


Saiu também no blog do Prefeito do Rio de Janeiro, www.cesarmaia.blogspot.com , a charge que apresento, que foi editada na capa do jornal O Globo de 25.08.2005, desenhada por Chico Caruso, e combina bastante com o Brasil de hoje... Os políticos vivem no LIXO !!!
UM GRANDE ABRAÇO, BOM FINAL DE SEMANA, AMANHÃ NOS VEREMOS !!
AddThis Social Bookmark Button

CLAUDIA COZINHA ! PERU ENROLADO !!


Uma amiga do site www.claudiacozinha.abril.com.br pediu uma receita de “Peru enrolado” de um determinado restaurante.
O que encontrei, que mais se assemelhou ao que ela precisa, esta aqui postado, e enviei para ela também. Como achei interessante, estou enviando para os amigos do blog, que podem querer se deliciar com o mesmo prato. Um abração !!

PERU ENROLADO (Pode ser feito com frango)
Ingredientes
16 filés de peito de peru
½ maço de espinafre
100g de bacon em fatias finas
2 colheres (sopa) manteiga
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
200g de cogumelos
2 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
2 xícaras (chá) de caldo de frango ou
1 tablete dissolvido em 1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de pimenta Tabasco
1 pitada de orégano
Sal, pimenta-do-reino a gosto e salsinha

Preparo
Bata levemente os filés, tempere com sal e pimenta e reserve. Cubra os filés com as folhas de espinafre e as fatias de bacon cruas. Enrole-os com um rocambole.
Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga em fogo alto e coloque os rocamboles para dourar por cerca de 5 minutos, virando-os para fritar por igual. Retire da frigideira e passe para uma assadeira levemente untada com manteiga. Asse em forno médio (160°C) por cerca de 18 minutos. Ao retirar, deixe esfriar por 5 minutos.
Na frigideira já usada, coloque mais
1 colher (sopa) de manteiga, refogue a cebola, o alho e depois acrescente os cogumelos. Refogue por 1 minuto e junte o tomate. Em seguida, acrescente o caldo de frango. Cozinhe em forno baixo por 20 minutos, amassando levemente os tomates com o garfo.
Tempere com Tabasco, orégano e sal.
Por fim, salpique a salsinha e desligue.
Sirva com o molho de cogumelo por cima dos rocamboles.

Rendimento: Até 8 pessoas
Tempo Preparo: 0 minutos + tempo fogo
AddThis Social Bookmark Button

PAULO COELHO - O MAGO BRASILEIRO!!


Vou postar hoje, a colagem de uma coluna de um dos meus escritores brasileiros da atualidade, Paulo Coelho, com ilustração, de um dos melhores flogs que já visitei – http://www.rnpapeldeparede.flog.oi.com.br/ . O Cristiano, proprietário do flog, com o maior bom gosto, oferece várias ilustrações, papéis de parede e muitas criações gráficas ao dispor de quem o visita. Vá até lá e dê uma olhadinha no trabalho e opine !! Bom dia, e lá vem o final de semana !!!

VIAGEM – PAULO COELHO (Jornal Extra – 21.08.2005)

De Loren Eisley: “Através de quantas dimensões deveremos passar e quantas formas de viver devemos tentar nesta exigência ?
A viagem é difícil, longa, às vezes impossível. Mesmo assim, conheço poucas pessoas que se deixaram deter por essas dificuldades. Entramos no mundo sem saber direito o que aconteceu no passado e o que pode reservar o futuro. É como se nossos pais estivessem numa caravana e, de repente, nascemos no meio do percurso.
Iremos o mais longe possível. Mas, olhando a paisagem a nossa volta, sabemos que não será possível conhecer e aprender tudo. Então, o que nos resta é tentar se lembrar de tudo sobre a nossa viagem, para que possamos contar histórias. A narrativa, assim como a viagem, não irá acabar nunca !!”
AddThis Social Bookmark Button

MAIS NHOQUES DIFERENTES !! (3)


Estes dois nhoques realmente são raríssimos, se você desejar mais alguma receita, é só comunicar-se comigo nos comentários deste blog ou no virlu@oi.com.br que terei o maior prazer em atender!! Beijões em todos os amigos que me visitam!!


NHOQUE NORDESTINO RECHEADO COM CARNE-SECA
Ingredientes
Massa:
1.1/2 Kg de abóbora enxuta
½ Kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Recheio:
300g de carne-seca de primeira
Molho:
90 ml de manteiga de garrafa
100 ml de leite
400 ml de leite de coco
300 g de queijo coalho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Coentro a gosto

Modo de Fazer
1. Corte a abóbora em pedaços com as cascas; leve ao forno e asse até que fique bem macia (a abóbora não deve ser cozida em água para não enxarcar). Retire as cascas e passe a abóbora por uma peneira. Coloque sal a gosto e junte, aos poucos, a manteiga e a farinha até dar consistência de enrolar. Enrole e corte os nhoques em tamanho maior que o habitual para que possam ser recheados.
2. Demolhe a carne-seca para tirar o sal. Cozinhe bastante para que fique bem macia. Escorra até secar completamente e passe pelo processador. Recheie os nhoques.
3. Coloque a manteiga de garrafa e a farinha numa panela e leve ao fogo, misturando bem. Adicione o leite e o leite de coco. Quando ferver coloque o queijo coalho bem picado e finalize com coentro também bem picadinho.
4. Coloque os nhoques recheados numa travessa com um pouco de manteiga de garrafa ao fundo, cubra com o molho e aqueça em forno moderado. Retire do forno e coloque mais um pouco de coentro. Sirva imediatamente.
Rendimento: para 6 a 8 pessoas
Tempo de preparo: 90 minutos + tempo de forno.


NHOC DE ABÓBORA
Ingredientes
1.1/2 de abóbora enxuta
Sal a gosto
½ kg de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 dentes de alho picados
Queijo parmezão ralado

Modo de Fazer
1. Corte a abóbora em pedaços, sem tirar a casca. Leve ao forno e asse até que fique macia. Tire a casca dos pedaços de abóbora e passe-os por uma peneira.
2. Tempere com sal. Junte a farinha de trigo e metade da manteiga, aos poucos, até dar consistência para enrolar. Faça os rolinhos e corte os nhoques.
3. Cozinhe-os em água fervente com sal por mais ou menos 5 minutos. Quando subirem à superfície, escorra e passe para uma travessa.
4. À parte, coloque numa frigideira a manteiga restante e o alho. Leve-a ao fogo e deixe até o alho começar a dourar. Despeje sobre os nhoques na travessa. Polvilhe com queijo parmezão ralado e sirva a seguir.
Você poderá variar o molho e o acompanhamento, conforme seu gosto.
AddThis Social Bookmark Button

NHOQUES DIFERENTES E DELICIOSOS ! (2)


Para os amantes do Nhoc no dia 29 ou todo dia, vão aí duas receitas bem diferentes para os meus amigos experimentarem !! Bom apetite, abraços!!

NHOC DE ESPINAFRE
Ingredientes
½ kg de ricota fresca
1 maço de espinafres
2 claras
2 colheres (sopa) de queijo parmezão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Noz-moscada, sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer
1. Lave o espinafre, coloque numa panela e leve ao fogo, sem os talos, apenas para murchar. (Não ponha água, o espinafre cozinha abafado).
2. Tire do fogo, deixe amornar e esprema com as mãos, tirando o excesso de água. Pique com a faca.
3. Amasse a ricota com o garfo. Junte o espinafre, o parmezão, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Misture bem.
4. Bata ligeiramente as claras em neve e misture à massa, para dar liga. Acrescente a farinha até obter o ponto de enrolar.
5. Faça as bolinhas e coloque-as, aos poucos, em uma panela com água fervente, óleo e sal. Espere que subam à superfície, tire com a escumadeira e leve-as ao escorredor.
6. Arrume-as numa travessa pré-aquecida e tempere com seu molho predileto.



NHOQUE DE AIPIM
Ingredientes
1 kg de mandioca cozida e amassada
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Sal a gosto
1 xícara (chá) farinha de trigo

Modo de Fazer
1. Coloque todos os ingredientes numa tigela grande e funda. Amasse com as mãos até obter uma massa maleável, que dê ponto para enrolar.
2. Polvilhe uma superfície lisa e seca com farinha de trigo e enrole a massa em formato de cordões.
3. Corte pedaços pequenos, formando os nhoques.
4. Cozinhe-os em bastante água fervente com sal, retirando-os com uma escumadeira quando subires à superfície.
5. Tempere com seu molho predileto e polvilhe com queijo parmesão ralado.
AddThis Social Bookmark Button

quinta-feira, agosto 25, 2005

NHOC - UM PRATO DELICIOSO (1)


No dia 29 de cada mês, muitas famílias têm o hábito de fazer uma refeição de NHOC, normalmente de batata.
Independentemente dos meus credos, aceito a idéia de uma tradição coletiva, de que degustar este prato, com a maior cédula que se tenha em casa sob o prato, faria com que esta família recebesse sorte na área financeira.
Resultados e tradições à parte, apresento agora diversos tipos de NHOC para que você meu amigo possa escolher o tipo que mais lhe agradar e variar. No mais, que isto traga muita sorte, são meus sinceros desejos ! Abrações !!!

NHOC TRADICIONAL DE BATATAS

Ingredientes
1 Kg de batas inglesas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de sal
2 gemas de ovos
Queijo ralado a gosto (opcional na massa)
Modo de Fazer
Cozinhar as batatas em água, e passar pelo escorredor ainda quentes. Deixar o purê obtido esfriar um pouco, e juntar os demais ingredientes. Misturar bem até formar uma massa uniforme e consistente (o tipo da batata influencia nesta consistência, mas não se deve acrescer muita farinha pois o resultado poderá ser oposto, e a massa poderá amolecer ou endurecer demais, dependendo da qualidade da farinha). Levar ao fogo uma panela com água – proporção de 5 L para cada massa - colocando um fio de óleo e sal, até ferver para cozinhar os nhoques.
Enfarinhar uma superfície, enrolando canudinhos de massa e cortando-os do tamanho desejado (existem também diversos tipos de nhoqueiras que dispensam o procedimento na superfície) jogando-os, com cuidado na água fervente, não muitos de cada vez, evitando que grudem. Quando os nhoques flutuarem na água fervente, estarão cozidos e prontos para serem retirados.
Daí para frente a sua criatividade irá dar o sabor final ao seu nhoc.
(Pode-se fazer o nhoc de carne, frango, camarão, com molhos ao sugo, bolonhesa, pesto, carbonara, molhos que deverão ser um capítulo futuro deste blog).
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 90 minutos

OBSERVAÇÃO :É importantíssimo escolher as batatas certas para o nhoc. Prefira as pequenas, pois são menos “aguadas”. Uma sugestão, em caso de dúvidas sobre a qualidade das batatas é, em vez de cozinhá-las, asse-as com as cascas (devidamente limpas) por 30 minutos em forno pré-aquecido. Ao passá-las pelo espremedor, a casca ficará no utensílio. Agindo assim, o nhoc sairá delicioso e você precisará de pouca farinha.


NHOC DE BATATA PINGADO(Sem necessidade de enrolar)
Ingredientes
1 Kg de batatas inglesas
3 ovos
1.1/2 xícara de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 lata de molho de tomate
Parmezão ralado

Modo de Fazer
1. Lave bem as batatas e cozinhe-as em bastante água. Depois, escorra-as e descasque-as, ainda quentes. A seguir passe-as pelo espremedor.
2. Em uma tigela, coloque a batata, os ovos, o leite, a farinha de trigo e sal, misture com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea.
3. Em uma panela com água fervente, vá pingando a massa às colheradas. Quando os nhoques subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e passe-os para uma fôrma refratária. Regue com o molho de tomate, polvilhe com o queijo ralado e misture bem. Aqueça por alguns minutos no forno e sirva a seguir. (o molho poderá ser os mesmos do item anterior, sendo que desta forma, pronto, o preparo torna-se mais rápida).


NHOQUES DIFERENTES
Ingredientes750g de purê de batatas
250g de presunto cozido, moído
250g de peito de frango cru, moído
2 colheres (sopa) cebola, ralada
1 ovo
2 colheres (chá) rasas de sal
Noz-moscada a gosto
Cerca de 200g de farinha de trigo para enxugar a massa.

Modo de Fazer
Misture todos os ingredientes até obter uma massa que não grude nas mãos. Faça os nhoques um pouco maiores do que habitualmente, usando um pouco mais de farinha na mesa, para enrolar a massa. Cozinhe em água fervente, temperada com sal e um fio de óleo.
Escorra e sirva bem quentes, com manteiga derretida e queijo parmezão ralado, sem acompanhamentos.

Rendimento: 6 porções
Tempo Preparo: 60 minutos



NHOC DE QUEIJO (Massa cozida sem batata)
A MASSA PODERÁ OPCIONALMENTE SER PREPARADA NO MICROONDAS
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
100 g de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de queijo parmezão ralado
Algumas colheres de sopa de manteiga ou margarina para temperar e queijo para polvilhar os nhoques.

Modo de Fazer
Ferva o leite com a água, a manteiga e o sal. Com o liquido fervendo, jogue de uma só vez a farinha de trigo, mexendo sempre até cozinhar e desprender do fundo da panela (como massa de salgado).
Acrescente o queijo e misture bem até obter uma massa ligada.
(No microondas> Ferva na Potência Alta a água, com o leite, a manteiga e o sal por 4 minutos. Retire, junte a farinha, misture e cozinhe na Potência Alta por 1 minuto. Tire do microondas, acrescente o queijo e misture bem até obter uma massa ligada).

Faça os nhoques direto em água fervente com sal e um fio de óleo, usando um saco de confeitar ou um saco plástico furadinho na ponto.
Deixe que cozinhem (3-4 minutos) e tire-os da água com uma escumadeira, pondo-os num escorredor. Coloque num refratário, regue com a manteiga ou margarina derretida e polvilhe com queijo.
Leve ao forno pré-aquecido para gratinar levemente.
Sirva quente sem acompanhamentos
OBS: Você pode variar o molho a seu gosto. Esta massa apresenta a vantagem de aceitar congelamento, podendo ser confeccionado com antecedência, diferentemente das receitas com batata que não podem sofrer congelamento.
Sugestão de molhos: vermelho(al sugo), bolonhesa, etc.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora
AddThis Social Bookmark Button

NÃO PASSO SEM O BLOG DO CACHORRO MOLHADO !!


Não consigo resistir, diariamente, em dar uma passadinha lá no blog do Zero - Cachorro Molhado (??) no www.tipos.com.br/blog/43 , porque lá eu encontro tudo que eu queria dizer, não consigo, mas o Zero fala por mim !! Ele é maravilhoso !! Vá lá tambem que ele merece seu comentário !!

Pela metade

Por ti abandonei o meu roteiro,
larguei minha eira, meu eito,
deixei de parte minhas manias
e a solidez das opiniões que exaro.
por ti, as certezas se foram
e passei a andar no vento,
no sol, na chuva, no tempo,
na intempérie que curte a pele.
furei o reboco, cavei o emboço,
cravei as unhas no tijolo,
sangrei os dedos na escalada;
até que cheguei — cheguei ao nada.
AddThis Social Bookmark Button

quarta-feira, agosto 24, 2005

VIAGEM PELO MUNDO DO VINHO !!! SEJA BEM-VINDO !!


Nas próximas sete postagens (ou capítulos..) você vai fazer uma pequena viagem pelo mundo do
VINHO !! Não são conhecimento para enólogos, mas para aqueles que pretendem aprender um pouco sobre esta tradicional bebida, e aproveitar tudo que pude selecionar.
Será um prazer receber você para este assunto !!! Seja bem-vindo !!
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS ( 7 ) - ETIQUETA - VERDADES E MENTIRAS


QUE PENA!!! Vai aí o último capítulo desta série sobre vinhos. Caso queira mais alguma informação, me contate pelo e-mail virlu@oi.com.br ou nos comentários desta série ! Um grande abraço aos amigos !! Vem aí uma série sobre NHOC para o pessoal fazer uma receita no dia 29 - Nhoc da prosperidade. Aguarde""

VINHOS
Etiqueta – Verdades e Mentiras

A maior regra na arte de apreciar um bom vinho é que toda a regra - principalmente as conservadoras e não justificadas - podem (e às vezes devem) ser quebradas. Mas, claro, há regras que têm razão de existir. Veja dez dicas para não fazer feio na hora de degustar um vinho:
1. Não existem regras rígidas Antes de se tornar um expert em vinhos, é preciso saber que não existem regras rígidas para consumi-los. As normas convencionais, citadas em manuais de connaisseur, devem ser consideradas apenas como recomendação - e não como uma imposição. Transgredi-las é possível, sem que isso seja um sacrilégio. Você já deve ter ouvido que, ao contrário dos vinhos brancos, os tintos só podem ser servidos em temperatura ambiente. Esqueça essa. Como no Brasil a temperatura ambiente é normalmente mais alta do que a dos países europeus - mesmo nas estações frias -, vale refrescar o vinho no refrigerador por alguns minutos (mas nunca no freezer ou no congelador).

2. Não escolha vinho no "uni-duni-tê" Quantas vezes você quis impressionar alguém com um vinho e quebrou a cara? Para não passar por desentendido, o leigo prefere escolher vinhos "no escuro" a pedir uma sugestão ao sommelier. Lembre-se que não há nada mais deselegante que servir vinho sem conhecê-lo. Ninguém tem obrigação de ser uma enciclopédia de enologia - perguntar, porém, não custa nada.

3. Idade não significa qualidadeQuanto mais velho, melhor o vinho. Certo? Não necessariamente. Um vinho ruim pode ficar décadas oxigenando em barris de carvalho e continuará ruim. Quanto aos vinhos reconhecidamente bons, o que vale é ficar atento à safra - é mais importante saber se o ano em que o vinho foi fabricado teve uma boa safra do que sua idade.

4. Preço (também) não significa qualidadeNunca escolha um vinho só pelo valor estampado na etiqueta. Para vinhos, a relação qualidade e preço nem sempre é válida. Para os leigos, é mais razoável pedir um vinho mais barato - um argentino, um chileno ou um bom nacional - do que tentar impressionar os outros pelo desfalque em sua conta bancária.

5. No restaurante, prove antes de servirQuando você vai ao restaurante, o garçom sempre serve um pouco de vinho na taça para degustação. Esse não é um ritual injustificado, ao contrário do que possa parecer. Um vinho mal conservado torna-se ácido ou acre - ao prová-lo antes, portanto, estará se salvando de comprar gato por lebre. Ou melhor, vinagre por vinho.

6. Mexer o vinho não é frescura Você já deve ter visto as pessoas mexerem a taça com o vinho antes de bebê-la - esse, também, não é um ritual injustificado. Ao sacudi-la em movimentos circulares, você está ajudando a oxigenar a bebida, deixando-a com o aroma mais apurado. O macete, porém, deve ser usado de forma criteriosa. Se a garrafa do vinho já estiver aberta em cima da mesa, ele torna-se desnecessário.

7. Vinho deve ser servido em taça para vinhosPode acreditar: os connaisseur são terminantemente contras os rituais injustificáveis ao degustar vinhos. Usar uma taça adequada, porém, não se enquadra nessa categoria. Copos para vinho devem necessariamente ter haste e bojo, para que o calor das mãos não altere o sabor da bebida. Outro detalhe: a taça deve ser necessariamente incolor, para que se possa apreciar a tonalidade da bebida. Pela cor, inclusive, você pode até ter noção da idade do vinho: se sua cor é um vermelho rubi, bem vivo, pode ter certeza de que é um vinho jovem. E se for mais escura, quase acastanhada, trata-se de um vinho mais envelhecido.

8. Vinhos jovens precisam respirarLembre-se de que os vinhos jovens (engarrafados recentemente) devem ser abertos uma ou duas horas antes de serem servidos, para que oxigenem, o que melhorará sensivelmente o seu sabor. Já um vinho mais antigo deve ser aberto na hora de servir, pois ele já foi suficientemente oxigenado durante os anos de envelhecimento.

9. Adega não é coleção de vinhosConservação é (quase) tudo quando se trata de vinhos. Por isso, se você não tem uma adega em casa, de nada adianta comprar bons rótulos para deixar de "reserva".

10. Vinho deve valorizar o prato Vinhos brancos são ótimos acompanhamentos para carnes brancas (aves, peixes, crustáceos). Na verdade, o vinho branco pode acompanhar qualquer prato, até mesmo as massas. Ao contrário dos vinhos brancos, os tintos já exigem alguns cuidados. Eles são especialmente recomendáveis para acompanhar queijos, carnes de vaca e de porco, caças, presuntos etc. Mas não devem acompanhar saladas temperadas com vinagre, crustáceos ou pratos com molho branco. Os tintos também não combinam com sobremesas de doces ou chocolate.


Para saber mais sobre vinhos sugerimos acessar o site http://www.winexperts.com.br/ ou informe-se na Sbav-SP – Tel(11)3814-7905 sobre cursos para leigos.
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS ( 6 ) - QUEIJOS E VINHOS SEM CONFLITOS !!


Está quase acabando a série, que pena, achei muito interessante !! Seja bem-vindo a mais este capítulo sobre queijos e vinhos, uh! uma delícia no inverno !! (No RJ não tem calor, mas não faz mal...) Abrações !!!!

QUEIJOS E VINHOS SEM CONFLITOS

Ainda que nosso inverno não seja rigoroso, é comum nessa época do ano reunir os amigos para saborear queijos e vinhos. Apesar de ser esse um hábito antigo, a mistura não é tão simples quanto parece. O vinho errado pode matar o sabor do queijo. O contrário também é verdadeiro. Veja algumas sugestões de harmonização:

Queijos frescos: Muito apreciados pelo paladar nacional, os queijos frescos são ideais para iniciar uma reunião e pedem vinhos brancos frescos, secos, com boa acidez e aromáticos, como o Gewürztraminer, Riesling, Moscatel e Malvasia. Vale abrir também uma garrafa de um rosé. A maioria dos queijos cremosos de leite de cabra também casam perfeitamente com esses vinhos.

Queijos macios:Tanto o brie quanto o camembert combinam com vinhos brancos estruturados, como um Chardonnay que tenha permanecido em barrica de madeira por algum tempo. Um Sancerre é outra alternativa de primeira. Tintos leves, pouco tânicos, como os do Vale do Ródano, os conhecidos Côtes du Rhône, ou um cru Beaujolais, são outros exemplos de boa companhia. Na Normandia, região de origem do camembert, acompanha-se esse queijo com goles de calvados, destilado feito de maçã, assim como a sidra, o fermentado da mesma fruta. Um camembert maduro e de boa procedência não fará feio se for saboreado com um champanhe.

Queijos azuis : O sabor complexo e picante do roquefort combina com um Sauternes, vinho francês de sobremesa de alta concentração de açúcar. Com um Tokai húngaro, o resultado também será agradável. No caso do italiano gorgonzola, a combinação clássica é um tinto leve como um Valpolicella nobre, um Barbera ou Bardolino. Arrisque também com um Passito di Pantelleria, o vinho licoroso da Sicília. Você verá que não fica nada mal. Outra possibilidade é abrir um Moscatel português.

Queijos semiduros: Queijos como o emmenthal, o gruyère e o queijo-de-minas curado e semicurado ficam bem com tintos leves, no máximo de médio corpo, como um Côtes du Rhône, um Pinot Noir ou um Beaujolais (feito com a uva Gamay, já tem versões brasileiras), todos poucos tânicos. Também vão bem com alguns italianos mais leves como o Barbera e o Dolcetto. Podem ser bons parceiros brancos secos como os Chardonnays estruturados que permaneceram em barricas de carvalho. Os holandeses gouda e edam e o italiano asiago têm sabor mais pronunciado e pedem vinhos potentes, como os da uva Shiraz - não a casta original francesa Syrah, mas sua variação espalhada pelo Novo Mundo (Austrália, África do Sul, Argentina). Também formam ótima parceria com um Rioja Reserva, um Cabernet Sauvignon proveniente do Chile ou mesmo um Tannat uruguaio.
O provolone pode ser associado com um Chianti Clássico, tinto da Toscana, ou um outro tinto de médio corpo.
A mussarela funciona bem com um tinto leve ou de médio corpo.

Queijos duros: Em geral, esses queijos são reservados para a seqüência final, uma vez que com sabor demasiadamente marcante, acabam ofuscando os demais. As virtudes de um parmiggiano reggiano ou de um grana padano são ressaltadas com tintos potentes como um Cabernet Sauvignon Reserva chileno, um Amarone della Valpolicella ou um Zinfandel californiano encorpado. O pecorino vai bem com vinhos de médio corpo. Vale provar com um Malbec argentino, por exemplo. O Malbec traz uma doçura que produz um interessante contraste com esse queijo.
Uma opção interessante é contrariar a regra clássica de aproximar queijos duros e salgados de vinhos encorpados. Experimente prová-los com vinhos generosos, como um Porto ou Madeira. A mesma sugestão se aplica ao provolone.
A bebida licorosa rompe com o gosto de defumado desse queijo.
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS ( 5 ) - VINHOS X REFEIÇÕES - A PARCERIA PERFEITA


Bem-vindo amigos ! Veja mais um capítulo da série VINHOS. Será muito útil na ocasião de adquirir um bom vinho, para combinar com o seu prato predileto. Aproveite bem !!

Vinhos X Refeições

Os vinhos devem fazer uma parceria perfeita com os pratos para que ambos tenham as qualidades ressaltadas. Combinar vinhos com comida é um dos grandes temores de quem está se iniciando na arte da degustação. Mas não existem grandes mistérios.
Segundo o enófilo e diretor da Academia do Vinho, Carlos Arruda, o bom senso é fundamental.

Uma comida gordurosa cai melhor com um vinho mais ácido, já uma refeição leve e de sabor suave pede um vinho de mesma intensidade para que um não prevaleça sobre o outro. "O acompanhamento ou o molho são mais determinantes na escolha do vinho do que o tipo de alimento. Uma massa, teoricamente, pede vinho tinto, mas se o molho for branco, a combinação fica melhor com vinho branco", diz o especialista.

Com o tempo, a harmonização entre bebida e alimento fica mais evidente. Até isso acontecer, vale usar as "regrinhas" pré-fabricadas para evitar gafes. Confira as sugestões do enófilo:

Aperitivo
 Vinho branco seco ou vinho fortificado seco. Exemplos: Porto White ou Dry White, Jerez Fino, Manzanilla ou Amontillado, Madeira Sercial, Marsala seco etc.
 Espumante Brut. Exemplos: Champagne, Sekt, Cava, Blanquete de Limoux, Champanha etc.
 Vermute secoSobremesa
 Vinho branco doce de qualidade. Exemplos: Sauternes, Alsace, Vendange Tardive, Séletion de Grains Nobles, Tokay e os alemães com os predicados "mit Predikat": Auslese, Beerenauslese, rockenbeerenauslese e Eiswein.
 Vinho fortificado Demi-sec ou doce Exemplos: Porto, Ruby, Tawny, LBV, Vintage, Jerez (Amoroso, Oloroso ou Cream); Madeira (Verdelho, Boal ou Malmsey), Moscatel de Setúbal, Banyuls, Moscato d'Asti, Banyuls, Marsala, Málaga (Lagrima Christi) etc.
 Espumante Demi-sec ou doce Exemplos: Asti (italiano), Cava (espanhol), Champagne Doux (francês), Sekt Suß (alemão), Blanquete de Limoux (francês) e outros espumantes.Digestivo
 Repete os ideais para aperitivos e sobremesas. Destilados de uva, Cognac, Armagnac e Marc (franceses), Bagaceira (portuguesa), Grapa (italiana) etc.Refeições
 Peixes e frutos do mar grelhados ou em molho leve: Espumante brut ou demi-sec ou branco seco frutado jovem ou levemente maduro
 Em molho forte: Branco maduro de boa estrutura ou rosé seco de qualidade ou tinto jovem de médio corpo
 Bacalhau: Tinto jovem ou de médio corpo ou branco maduro;
 Anchova, atum, salmão e sardinha: Tinto jovem ou de médio corpo ou branco maduro ou rosado
 Carnes brancas grelhadas ou em molho leve: Espumante brut ou branco seco jovem de boa estrutura ou maduro ou tinto jovem ou de médio corpo
 Grelhadas em molho forte: Tinto maduro de médio corpo a robusto
 Caças de penas, pato e coq au vin: Tinto maduro de médio corpo a robusto
 Peru: Tinto leve ou médio ou branco seco
 Foie gras: Branco doce de alto nível (Sauternes, Tokay etc.) ou fortificado doce (Porto Vintage etc.) ou espumante de qualidade (Champagne Milesimé etc.)
 Carnes vermelhas grelhadas ou em molho leve: Espumante brut ou tinto jovem leve ou de médio corpo
 Em molho forte: Tinto maduro de médio corpo a robusto
 Caças de pêlo: Tinto maduro robusto
 Massas em molho leve ou branco: Espumante brut ou branco jovem ou maduro ou tinto jovem leve ou de médio corpo
 Em molho condimentado ou vermelho: Espumante brut ou tinto maduro de médio corpo a robusto
 Queijos- Fresco de massa mole (Frescal, Ricota, Requeijão): Branco ou tinto jovem e leve- Fresco de massa filada (Mozzarela): Branco ou tinto jovem e leve- Maturado de massa mole (Brie, Camambert e Coulommiers): Branco maduro ou tinto jovem a maduro encorpado- Maturado de massa filada (Provolone): Branco maduro ou tinto jovem ou pouco envelhecido- Maturado de massa semidura (Emmental, Gouda, Reino, Prato, Saint-Paulin, Tilsit, Port-Salut): Tinto maduro de bom corpo- Maturado de massa cozida (Roquefort, Gorgonzola, Stilton, Danablue): Tinto maduro robusto ou branco doce superior ou fortificado doce- Maturado de massa semidura (Emmental, Gouda, Reino, Prato, Saint-Paulin, Tilsit, Port-Salut): Tinto jovem ou pouco velho - Maduro de massa dura (Parmesão, Pecorino): Tinto maduro robusto ou fortificado.
* Observação:Os espumantes de qualidade, em especial os Champagnes, combinam com todos os tipos de queijo.

Alimentos que não combinam com vinho
 Temperos acentuados: curry, dendê, shoyu, wasabi etc.
 Alimentos ácidos: vinagre, limão, laranja, grapefruit, kiwi etc.
 Verduras e legumes: alcachofra, aspargo, couve etc.
 Outros: ovo, chocolate, sopa, feijoada etc.


Como escolher seu Vinho? (Resumo)
Veja abaixo as concordâncias corretas para suas receitas.

APERITIVO
• Brancos secos • Brancos macios • Tintos leves
• Espumantes • Champagne • Vinhos doces e vinhos de licor
ENTRADAS FRIAS, SALADAS
• Brancos secos • Rosés secos • Rosés meio-secos
ENTRADAS QUENTES, PIZZA, QUICHES
• Brancos secos • Rosés secos • Tintos leves
MARISCOS, FRUTOS DO MAR
• Brancos secos • Brancos macios • Rosés secos
• Espumantes • Champagne
CHARCUTARIA
• Brancos secos • Rosés secos
• Tintos leves • Rosés meio-secos
FOIE GRAS
• Brancos macios • Tintos encorpados • Espumantes
• Champagne • Vinhos brancos doces ex.Sauternes
PEIXES GRELHADOS
• Brancos secos • Brancos macios • Tintos leves
• Espumantes • Champagne • Rosés secos
PEIXES COM MOLHO
• Brancos secos • Brancos macios • Tintos leves
• Espumantes • Champagne • Rosés secos
CARNES BRANCAS, AVES
• Brancos secos • Rosés secos • Tintos leves
• Espumantes • Champagne
CARNES VERMELHAS GRELHADAS
• Tintos encorpados • Espumantes • Tintos leves
CARNES VERMELHAS COM MOLHO
• Tintos encorpados • Espumantes • Tintos leves
CAÇA
• Tintos encorpados • Espumantes
QUEIJOS SUAVES
• Brancos secos • Rosés meio-secos • Rosés secos
• Espumantes • Champagne • Tintos leves
QUEIJOS FORTES
• Brancos macios • Tintos encorpados
• Espumantes • Vinhos doces
SOBREMESAS (FRUTAS, CREMES)
• Rosés meio-secos • Espumantes • Champagne
SOBREMESAS (CHOCOLATES, BOLOS)
• Brancos macios • Vinhos doces• Vinhos licorosos
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS ( 3 ) - AS TAÇAS ADEQUADAS PARA CADA TIPO DE VINHO


Aí vão mais informações sobre vinho, comente, vou ficar feliz em receber seus comentários a respeito do assunto !!

Taças
Pode parecer exagero, mas a escolha da taça faz toda a diferença. Se ela for muito aberta, por exemplo, vai dificultar na hora de identificar os aromas de um tinto ou ainda perder toda a efervescência de um espumante. Hoje, elas são feitas em três materiais: vidro, cristal e cristal com chumbo. Essa última é melhor porque, delicada como a de cristal puro, não quebra com tanta facilidade. Cada vinho pede um tipo de taça especial, pois é aí que o ritual se inicia e os aromas se soltam.

Espumante: Toma-se na taça flûte, que é comprida e mantém a efervescência por mais tempo. É aberta em baixo para poder desprender os aromas.

Branco: São dois tipos diferentes. A básica é para vinhos mais frutados, e a de Borgonha, mais aberta e gordinha na parte de baixo, ideal para os mais potentes e amadeirados.

Tinto: Também pede modelos diferentes: a Borgonha, mais aberta, assim como a dos brancos, e a de Bordeaux, que é bojuda, grande mesmo, usada para vinhos envelhecidos com madeira, que precisam respirar dentro da taça.

Quem não quiser comprar tantos copos diferentes pode optar apenas pela taça de degustação. Ela é mais baixa, feita para trabalhar uma menor quantidade da bebida, mas funciona como uma espécie de curinga : serve para todos os tipos de vinho.

Na foto acima, pode-se identificar alguns tipos das taças aqui citadas.
Legenda:(vide numeração na foto)
1. Básica para vinhos brancos frutados
2. Borgonha para os mais potentes e amadeirados
3. Borgonha para vinhos tintos
4. Bordeaux para vinhos envelhecidos com madeira
5. Taça Flûte para espumantes

Taças e quantidades de vinho

Existem diversas taças, adequadas para os mais variados tipos de vinhos. Mas você precisa, basicamente, de apenas quatro: para os tintos, brancos, espumantes e fortificados (como o do Porto). Confira algumas delas:

Taça porto: Ideal para o vinho do Porto, que é extremamente alcoólico (20%) e possui muitos aromas. A taça é pequena, com bojo pequeno em relação à altura.

Borgonha - tinto: O bojo é mais largo e a altura é baixa. Há maior espaço para a respiração vinho. Serve para vinhos mais ácidos e que pedem maior oxigenação.

Bordeaux - tinto: A taça é mais alta e o bojo é pequeno. Serve para vinhos mais suaves e propicia a volatização dos aromas.

Chardonnay - branco:O bojo é maior e a altura é baixa devido ao alto grau de acidez da uva, que precisa oxigenar e volatizar aromas.

Sauvignon Blanc - branco: O bojo é menor e a altura é maior para proporcionar menor contato com o ar. A uva é delicada, com grandes aromas

Atenção: Se você não tiver copos de cristal, você pode servir em copo de vidro comum. O vinho não vai deixar de perder a importância se ele for de boa qualidade.
Vinho ruim é imperdoável e inesquecível, uma vez que a dor de cabeça pode quase se perpetuar.

Veja quais são as quantidades que você deve servir por pessoa.
 1 taça de vinho ou espumante no aperitivo
 1/2 garrafa durante a refeição
 1 taça de vinho com os queijos
 1 taça depois do jantar
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS ( 4 ) - A HORA CERTA DE SERVIR O VINHO


Oi gente, a quarta parte da série vai ser muito útil na sua próxima recepção, para que saiba como manipular o vinho de forma certa !! Copie e aproveite se for útil!! Um abração !!

NA HORA DE SERVIR – Importante para leigos

Mesmo se o vinho for o mais simples beber na temperatura correta faz toda a diferença. Se for quente demais, ele ficará forte, pesado e com a acidez acentuada. Se estiver muito gelado, a boca fica dormente e não será possível apreciar os sabores delicados da comida.

O vinho tinto deve ser servido entre 16°C e 18°C, ou seja, coloque-o na porta da geladeira por dez minutos antes de servir.

Os vinhos verdes, assim chamados por serem não maduros, devem ser consumidos logo e bem gelados (entre 6°C e 8°C.

O rose é outro vinho para ser bebido ainda jovem e em temperaturas mais frias (cerca de 10°C).
Para os vinhos brancos a variação fica entre 8 e 11°C.

O espumante deve estar a 12°C (duas horas na geladeira ou 30 minutos no balde de gelo).
Quanto mais seca e encorpada for a bebida, mais alta a temperatura. O ideal é deixar a garrafa num balde com gelo e evitar coloca-la no congelador.

Nunca coloque o vinho no freezer, pois o choque térmico pode prejudicar a qualidade. Outra dica é deixar o vinho respirar antes de servi-lo, assim os aromas poderão ser melhor reconhecidos. No caso dos mais maduros, a garrafa deve ser aberta duas horas antes de servir.

Não misture vinhos de diversos tipos numa mesma refeição, e não deixe a garrafa destampada.
AddThis Social Bookmark Button

VINHOS - ( 2 ) - ACESSÓRIOS

Mais um capítulo para a coleção dos amigos, que seja de bom proveito !!
Acessórios mais utilizados
Alguns apetrechos básicos são indispensáveis:
- Um bom ABRIDOR, para não correr o risco de perder ou quebrar a rolha.
- VACOVAN: Para guardar o vinho aberto. Quem não bebe muito pode deixar a garrafa na geladeira por três a quatro dias. Só não é aconselhável fezer isso com vinhos nobres.
- DECANTER: A decantação do vinho é importante. Nos mais antigos, o procedimento separa a parte sólida e evita que a borra fique no copo. Os mais jovens devem ser decantados para poder oxigenar e ficar mais agradáveis de beber. Existem modelos diferentes para vinhos jovens e mais maduros.
Na figura acima, pode-se observar os seguintes acessórios:
1 e 2. Saca-rolha
3. Funil para decantar
4. Decanter de cristal
5. Lápis que escreve em taças
6. Corta-cápsula de cristal
7. Anel para garrafa
8. Bomba para fechar garrafa de vinho

Na próxima publicação abordaremos sobre Taças. Um abração !!
AddThis Social Bookmark Button

terça-feira, agosto 23, 2005

VINHOS - INTRODUÇÃO ( 1 )



Conforme combinado, vamos iniciar uma série sobre vinhos para leigos, tomara que seja útil para reuniões e refeições agradáveis !!

A ARTE DE BEBER VINHO

Para comemorar, para conquistar ou simplesmente para degustar com um bom prato. Foi-se o tempo em que o ritual de beber vinhos era necessariamente cheio de pompa. Hoje, um leigo no assunto pode experimentá-lo sem precisar seguir a extensa cartilha dos experts, cheia de regras e convencionalismos.
"É caipira e atrasada a idéia de que para beber vinho é necessário excesso de requinte e sofisticação. O vinho é uma bebida popular desde a sua origem", explica o enólogo Pedro França, palestrante responsável pelo curso básico de vinhos do Senac de São Paulo.
Quem é amante do vinho ou costuma receber os amigos para jantar em casa, em volta de um belo exemplar tinto ou branco, sabe que os acessórios certos e alguns cuidados básicos são fundamentais para apreciar melhor a bebida. Taças e abridores e outros apetrechos ajudam bastante os novatos na arte de degustar, além de tornar o momento mais agradável.
Vamos informar o mais importante para quem esta iniciando, ou deseja ter mais conhecimentos sobre vinhos.
AddThis Social Bookmark Button

segunda-feira, agosto 22, 2005

COCADA - UMA RECEITA PARA A CRIANÇADA AJUDAR!!


COCADA AO LEITE
2 xícaras de coco fresco ralado
1 lata de leite condensado
2 xícaras de açúcar1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo: Unte uma pedra mármore com um pouco de óleo. Ou então unte uma assadeira. Misture em uma panela o coco, leite condensado e açúcar, leve ao fogo e misture bem, cozinhe misturando regularmente com uma colher de pau.
Quando o doce começar a ser soltar do fundo da panela, retire do fogo e acrescente a manteiga, bata bem com a colher de pau para que o doce açucare, despeje sobre o mármore untado e deixe esfriar , corte quadrados de 10x10 cm.
Guarde em uma lata ou doceira bem fechada para não melar...

Um abração, e no futuro falaremos mais sobre cocadas (cremosas, recheadas, de colher...). Muito breve !!!
AddThis Social Bookmark Button

FABRICIO CARPINEJAR! MAIS UMA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES - P T


Abro o jornal !!
Delúbio Soares diz: eu errei!
Duda Mendonça diz: eu errei!
Marcos Valério diz: eu errei !
José Genoíno diz: eu errei !
Roberto Jefferson diz: eu errei !
Lula logo dirá eu errei !
Todos choram no velório da verdade.
Alguns choram de rico diante da câmera, a maioria chora endividado em frente à televisão. Fecho o jornal !
Infelizmente não estamos brincando do jogo dos sete erros, a conta dos erros passou longe desde o começo da CPI dos Correios. Pode ser batizado de jogo dos sete acertos.
A complexidade é descobrir ao menos sete virtudes dos depoentes.
O Congresso lembra um jardim de infância, crianças engravatadas arremessando culpa aos seus colegas. Pede-se desculpa para aliviar o castigo. Ninguém quer crescer ou assumir as responsabilidades. Rouba-se com o cinismo de um adulto, mente-se com a ingenuidade de uma criança. Peter Pan com gancho na mão!!
Será que neste país ninguém acerta? É tão difícil não adotar o caixa dois? (Ah, já sei a desculpa, é que o caixa dois não tem fila). É raro não enriquecer na política, não tomar dinheiro informal para a campanha? É normal desviar recursos ao exterior, receber pagamento e não questionar a forma?
Lamento Ortega e Gasset, mas o homem é sua circunstância menos ele.
A honestidade que deveria ser orgânica e corrente é quase um milagre no governo. Agora fico com vontade de votar em gente honesta, nem me preocupando se é competente, tamanha a falta de opção. Ser honesto é hoje a exceção, um item a adicionar no currículo.
A cena se assemelha a marido apanhado em flagrante traindo a esposa. Ele desabafa que errou porque foi pego no ato. Se ninguém o visse, continuaria traindo.
O problema não é a infidelidade, e sim o desprezo, o descaso com quem se afirmava amar.
O respaldo confortável da impunidade é o que mais me irrita.
A invisibilidade ilícita.
Tudo bem mexer no nariz no quarto.
Tudo bem cutucar a orelha no elevador vazio.
Tudo bem soltar fedores estando sozinho no carro.
Mas furtar o bolso do contribuinte, em uma época de severidade tributária, é imperdoável.
Confessar o erro não diminui a raiva, não traz desculpa.
Confessar com a boca o que os olhos já viram apenas democratiza a culpa no corpo.
Quebra-se a confiança e a lealdade. Não há esquecimento que cicatrize.
Não mereciam isso os eleitores e a maioria dos filiados do Partido dos Trabalhadores, políticos que não roubaram, muito menos aceitaram acordos financeiros para votar projetos.
Vocês não erraram. Não é um erro, é um crime.

Querendo ler mais, acesse www.carpinejar.blogger.com.br , é ótimo !!
AddThis Social Bookmark Button

domingo, agosto 21, 2005

SEMANA QUE VEM VAMOS FALAR DE VINHOS !!


Na próxima semana, vamos falar de vários assuntos, como sempre, mas vamos iniciar um novo capítulo sobre VINHOS (tipo, taças, culinária, etc.) Vai ser muito legal !!
Abraços mil nesta semana que se inicia !!!!
AddThis Social Bookmark Button

BOLINHO DE CHUVA NA SEGUNDA-FEIRA !!


Quem sabe amanhã, você chega cansado, do trabalho ou da escola, e resolve fazer um lanche para saborear com um café quentinho (se estiver chovendo é melhor ainda...) ?? Por este motivo resolvi postar mais esta receitinha, fácil de fazer, para a galera da sua casa provar, feita por você, sem muito trabalho.... Tenha um bom dia de trabalho!!

BOLINHO DE CHUVA

Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó
4 colheres (sopa) de açucar
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos ligeiramente batidos
Cobertura (após fritura)
3 xícaras (chá) de açucar
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Óleo para fritura

Modo de Fazer
Numa tigela, coloque a farinha, os ovos, o fermento, o açucar e o sal. Aos poucos, adicione o leite e misture com um batedor até obter uma massa homegênea. A mistura estará no ponto quando começar a formar bolhas. Em uma frigideira, coloque o óleo. Leve ao fogo. Quando estiver bem quente, coloque pequenas porções de massa, com o auxílio de uma colher. Frite os bolinhos, deixando-os dourar bem. Retire e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Em seguida, passe os bolinhos na mistura de açucar com canela e sirva.
AddThis Social Bookmark Button

BARRINHA DE CEREAL - LEGAL E FÁCIL!!


Atendendo pedidos dos meus amigos da web, vou postar uma BARRINHA DE CEREAL, fácil de fazer e boa de levar para as aulas !! O final de semana acabou, a rotina começa! BOA SEMANA!!

BARRINHA DE CEREAIS
Ingredientes
4 colheres (sopa) açucar
1/2 xícara (chá) de mel
1/2 xícara(chá) de flocos crocantes (ou krispis)
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes cortadinhas
1 colher (sopa) margarina light

Modo de Fazer
1.Leve ao fogo uma panela com o açucar, o mel, os flocos crocantes, a aveia e as uvas passas. Deixe cozinhar, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea.Retire do fogo.
2. Despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com a margarina, formando um retângulo grande com 1 cm de espessura. Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras, de 4 X 7 cm. Guarde-as em recipiente hermético, para não amolecer ou umidecer.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 12 unidades de 30g.
Calorias: 95 por unidade.
AddThis Social Bookmark Button

sábado, agosto 20, 2005

REFLEXÃO PARA UMA BOA SEMANA !!


Vou deixar esta reflexão para os meus amigos neste finalzinho de final-de-semana, vale a pena lembrar dela quando se olhar no espelho !!! BOA SEMANA !!


EU E O ESPELHO

Alguém muito desanimado entrou na igreja e falou com Deus:
"Senhor, aqui estou porque nas igrejas não há espelhos. Nunca me senti satisfeito com a minha aparência".
Subitamente uma folha de papel caiu aos pés dele, vinda do alto do templo. Atônito ele a apanhou e viu a seguinte mensagem:
''A feiúra é invenção dos homens e não minha.
Não importa se os braços são longos ou curtos. Sua função é o desempenho do trabalho honesto.
Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é dar e receber o bem.
Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e humildade.
Não importa se a cabeça tem ou não cabelo, mas sim os pensamentos que passam por ela. Não importa a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida.
Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativo. O que importa são as palavras que saem dela''.
Atônito o homem foi saindo da igreja e na porta de vidro viu o seu reflexo.
E ali estava escrito:
"Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se que em tudo que existe escrito sobre mim não há uma única linha dizendo que sou bonito".
AddThis Social Bookmark Button

RECEITA COM TOMATE SECO (2)


Lá vão mais receitas, com tomate seco, fáceis de fazer , razoável para o bolso e ótimo para variação de cardápio no final de semana.
Bom apetite ! ! !

TORTA DE BRÓCOLIS COM TOMATE SECO
Ingredientes: (Rendimento 16 pedaços)

Para a massa
200 ml de óleo de milho
1 copo (300 ml) de leite desnatado
1 xícara (300 ml) de queiro ralado
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
4 ovos
Para o Recheio
300g de brócolis cozido
100g de tomate seco hidratado no azeite
100g de requeijão cremoso light

Modo de Fazer
1. Coloque todos os ingredientes da massa em uma vasilha e jogue o leite por último; 2. Misture bem; 3. Unte um pirex médio com óleo e farinha de rosca e distribua metade da massa; 4. Coloque o recheio, primeiro o brócolis, já cozido; 5. Depois, acrescente o tomate seco e o requeijão; 6 e 7. Coloque o restante da massa e espalhe de maneira uniforme, de modo que todo o recheio fique coberto; 8. Leve ao forno na temperatura de 180°, por aproximadamente 20 minutos.




PASTICCIO DE BATATA
Este delicioso prato pode ser servido como entrada, em porções menores, ou como prato único. Neste caso, sirva antes de uma refrescante salada verde.

Ingredientes
200g de tomate seco em conserva de azeite
300g de batatas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
50g de queijo ementhal ralado
50g de queijo parmezão ralado
2 ramos de tomilho
3 ovos
100ml de creme de leite
10 folhas de cebolinha verde
Sal, pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer
1. Descasque as batatas, corte-as em fatias finas e cozinhe-as no vapor por 5 minutos. Enquanto isso, escorra o excesso de azeite dos tomates e corte-os ao meio, no sentido do comprimento.
2. Unte uma fôrma refratária retangular com um fio de azeite de oliva e disponha as fatias de batata e os tomates secos, alternando as camadas e polvilhando com os queijos (se preferir, use apenas um tipo de queijo) e com as folinhas de tomilho.
3. À parte, bata os ovos com o creme de leite, a cebolinha picada, sal e pimenta-do-reino. Despeje essa mistura sobre as batatas e os tomates e leve ao forno médio por 25 e 30 minutos. Antes de servir o prato, regue com o azeite restante.

Tempo de Preparo: 20 minutos + o tempo de forno
Rendimento: 4 porções
AddThis Social Bookmark Button

TOMATES SECOS (1)



O tomate seco é um ingrediente importante em diversos pratos, e muito utilizado atualmente. Resolvi antecipar, a vários outros pratos que futuramente postarei, este e outros pequenos temperos e finalizações importantes na culinária moderna. Experimente ! Abraços !!
Como fazer tomate seco
Ligue o forno à temperatura média. Lave 13 tomates pequenos maduros (cerca de 2 Kg), seque-os, elimine os pendúculos(1) e parta-os ao meio(2). Disponha os tomates um ao lado do outro, com a polpa voltada para cima, em duas assadeiras de 23 X 33cm (3). Misture 10 colheres (sopa) de açúcar com 4 colheres (sopa) de sal, polvilhe sobre os tomates(4) e leve ao forno médio por 45 minutos. Retire do forno, vire os tomates (5) e elimine o liquido formado (6). Volte ao forno por mais 40 minutos. Retire do forno, vire os tomates e regue com 5 colheres(sopa) de azeite de oliva. Volte ao forno por mais 30 minutos. Retire do forno e vire os tomates. Repita a operação por mais 4 vezes ou até os tomates ficarem secos. Esta operação pode demorar até 6 horas. Retire do forno e coloque os tomates num recipiente esterilizado com capacidade para 1 litro(7). Regue com 20 colheres (sopa) de azeite de oliva (8). Se preferir, tempere o tomate seco com ervas desidratadas.
Nota: Quando for comprar tomate seco, prefira os de cor vermelha viva e brilhante. Os mais escuros são secos e podem ser mais duros, sinal de que ficaram mais tempo no forno que o necessário.
AddThis Social Bookmark Button